TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOÇÃO DE ASTRONOMIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Williany Medeiros dos Santos

A NOÇÃO DE ASTRONOMIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GARANHUNS – PE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

......................................................................................

02

REFERÊNCIAS

......................................................................................

04

Introdução

        As ciências naturais estão presentes nos currículos escolares há mais de um século em nosso país, contudo a aprendizagem de ciências para as crianças é recente para os pesquisadores da área. Vivemos num momento histórico em que o conhecimento cientifico é altamente valorizado ao mesmo tempo em que se questiona a qualidade cientifica e tecnológica disponibilizada pela escola.

        A concepção de educação em Ciências com a qual é trabalhada busca promover uma formação científica de qualidade, que articule a aprendizagem dos conteúdos básicos das Ciências à capacidade de uma verdadeira participação nos destinos da sociedade, o que é, em sentido amplo, o pleno exercício da cidadania.

        A astronomia é uma das ciências mais antigas arquitetadas pelo homem, ela traz como benefício muitas contribuições para o conhecimento humano sobre o ambiente, como também permite a organização do tempo. Entre os temas de estudos, é possível desenvolver muitas possibilidades de conhecer o mundo. O trabalho em sala, com conteúdo de astronomia pode ser de grande valia, visto que essa ciência permite relações com as mais variadas disciplinas do currículo escolar, como a geografia e a matemática.  Segundo o PCN, é papel das ciências, colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo (BRASIL, 1997, p. 15).

        Após verificar o site da ANPED não foi encontrado nada com a temática, por isso foram utilizados artigos acadêmicos encontrados no Google Acadêmico. Tendo em vista a falta de trabalhos publicados com este tema é de grande importância que haja mais pesquisas com a temática pois a astronomia é o ramo da ciência que se encarrega de estudar o universo e a mesma se encontra ligada ao ser humano desde os tempos mais distantes.

        Visto que há uma deficiência no campo de pesquisa da Astronomia, se tem falhas na pratica pedagógica a respeito dos temas abordados. Mesmo com a diversidade de pesquisas na área das ciências, são poucas as abordagens à importância do ensino da astronomia nos anos iniciais. Diante disso buscamos responder a seguinte questão: De que forma a noção de astronomia é trabalhada no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental?

        Nesse caso o objetivo é conhecer como são efetuadas as práticas pedagógicas no ensino da astronomia, em sala de aula, sob a perspectiva do professor, no entanto, alcançando os específicos: a) conhecer as práticas pedagógicas no ensino da astronomia presentes nos anos iniciais do ensino fundamental; b) identificar as concepções do professor sobre o ensino da astronomia; c) analisar os materiais didáticos utilizados pelo professor no ensino da astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com