TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: WALTER DA SILVA BUARQUE – RA: 8090608

CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA

OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

0 A 3 ANOS

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: TAYLA FRANCIELLE DA CRUZ

CAMPINA GRANDE

2020

INTRODUÇÃO

É importante termos a consciência de que o Estágio Supervisionado na Educação Infantil constitui uma etapa de suma importância para nossa formação acadêmica e profissional como futuros docentes, uma vez que essa vivência implica no processo de ser e tornar-se professor qualificado.

A regência, observação e participação durante o estágio foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. Antônio Bitú, série Pré-Escolar CRECHE I, com 22 (vinte e dois) alunos no período matutino e vespertino, acompanhados de forma remota, em virtude da COVID-19, pela docente Luciete Lima Fausto e por mim como estagiário.
          A professora não apresentou nenhuma dificuldade para interagir, e atingir os objetivos como docente da educação infantil. Os dados após termos concluídos o estágio revelaram o profissionalismo da docência, como um momento extremamente importante para nós. Durante todo momento, a professora demonstrou ser profissional em sua área. Disponibilizou materiais adequados para as atividades, explicando de forma carinhosa e eficaz, mesmo dentro do momento vivido na atualidade.

A forma inovadora de ensino/aprendizagem que presenciamos, fez com que os alunos obtivessem conhecimentos e descobertas de forma prazerosa, facilitando seu aprendizado, estimulando-os para novos desafios.

Verificou-se, ainda, o domínio dos conceitos, as questões e os paradigmas que estruturam os saberes no seio de cada disciplina, pois sem esse domínio, a capacidade de reconstruir um planejamento didático a partir dos alunos e dos acontecimentos torna-se enfraquecidas. Entretanto, mesmo que a escola proponha um reescritura na forma remota de repassar os programas nesse sentido, deve-se tomar o cuidado em não permanecerem como metodologia mecânica, pois muitos professores não estão preparados para um trabalho tão importante e inovador.

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DENTRO DA ESCOLA

Data: 06/07/2020

Horário de entrada: 07:00h Horário de saída: 12:00h

Sala: Creche I - Idade Média: 0 a 3 anos

Atividade de Estágio: Observação

Professora: Luciete Lima Fausto

Atividades desenvolvidas:

Através do Direito de aprendizagem e desenvolvimento no campo da experiência, foi apresentada às crianças via remota pelo aplicativo de vídeo conferência; na qual, sentadas no ambiente de casa e acompanhadas por um responsável, a professora falou de forma bem divertida a respeito de alimentos e alimentação saldáveis, logo depois foi passado um vídeo a respeito da importância das frutas, legumes e hortaliças, e para interagir as crianças desenhavam uma fruta e apresentavam, sendo aplaudidas a cada apresentação.

Data: 07/07/2020

Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h

Sala: Creche I - Idade Média: 0 a 3 anos

Atividade de Estágio: Regência

Professora: Luciete Lima Fausto

Atividades desenvolvidas:

Através da chamada de vídeo foram apresentadas imagem de todas as crianças; na qual, cada uma deveria mostrar a imagem da atividade realizada no encontro anterior. Logo depois cada um teve como atividade, recortar em jornais, revistas ou impressos, imagens da fruta ou frutas que mais gostam e colar em uma folha de papel ofício.

Data: 08/07/2020

Horário de entrada: 08:00h Horário de saída: 10:00h

Sala: Creche I - Idade Média: 0 a 3 anos

Atividade de Estágio: Participação

Professora: Luciete Lima Fausto

Atividades desenvolvidas:

De forma remota, foi passado um filme sobre a importância de se higienizar os alimentos e depois guardar na geladeira de forma correta. Como atividades e contando com a colaboração do responsável pela criança, foi solicitado que quem pudesse, demonstrasse a forma correta de lavar, guardar, preparar e cozinhar os legumes, manejar as folhas, tomates, cebola, cenoura e para finalizar, a professora falou da importância dos sucos naturais e produtos saudáveis.  

Data: 09/07/2020

Horário de entrada: 07:00h Horário de saída: 12:00h

Sala: Creche I - Idade Média: 0 a 3 anos

Atividade de Estágio: Observação

Professora: Luciete Lima Fausto

Atividades desenvolvidas:

Explorou-se gestos e movimentos de sua cultura, no cuidado das crianças e suas brincadeiras corporais de faz de conta. Foi transmitido um vídeo dos palhaços Patati e Patata, trabalhando a higiene pessoal (as mãos). Como atividade foi pedido para as crianças lavarem as mãos com água e sabão com a ajuda dos pais.

Data: 10/07/2020

Horário de entrada: 14:00h Horário de saída: 16:00h

Sala: Creche I - Idade Média: 0 a 3 anos

Atividade de Estágio: Participação

Professora: Luciete Lima Fausto

Atividades desenvolvidas:

Através da chamada de vídeo foi apresentado um desenho da galinha pintadinha, com o tema de higiene pessoal (banho), e também uma apresentação bem divertida de como se deve lavar atrás das orelhas, embaixo dos braços, a barriguinha e o bumbum. Como atividade as crianças fizeram um simulado de como deveriam tomar banho da forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com