TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 16

A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                      Maria Izabel Philippi Bechtold¹

                                                        Rudglai  Beroni  Blois Souza²

RESUMO

O presente trabalho tem como tema central A Organização Dos Espaços Na Educação Infantil. O objetivo principal deste trabalho é compreender a importância e a influência da organização dos espaços na Educação Infantil, no desenvolvimento humano e na aprendizagem das crianças pequenas e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços, em função do que se pretende atingir.  Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como a organização do espaço interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” A metodologia utilizada foi a partir de leituras que apresentam sobre o desenvolvimento, aprendizagem e a educação das crianças pequenas, a organização dos espaços que priorizam este acesso, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da sala de educação infantil reorganizado num ambiente rico de materiais e objetos favorecendo as crianças a participar de múltiplas situações, direcionando-as para atividades interessantes criaria momentos de interações e cordialidade entre os pares. Buscamos fundamentação teórica em estudos da Teoria Histórico-Cultural, por meio de estudos bibliográficos, abordagens sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. Sendo considerados os seus principais referenciais teóricos: Vygotsky, Horn, Lima, Oliveira, Referencial Curricular para a Educação Infantil e Gandini, entre outros, os quais discutem a importância da interação entre os pares e da organização dos espaços do brincar, na Educação Infantil. O resultado desta pesquisa sugere que a acessibilidade aos objetos, aos materiais de uso das crianças, aos jogos e aos brinquedos possibilitando a formação das funções psíquicas superiores e estimulando a autonomia, o espírito investigativo e a criatividade.

Palavras-chave: Educação Infantil. Organização dos Espaços. Criança. Interação. Aprendizagem.

Possui habilitação profissional em Técnico de Contabilidade, 1987. CE.Alinor Vieira Côrte. Papanduva, SC.Habilitação Profissional em Educação Infantil. 2005. EEB.PROF. Jose Arantes. Camboriú, SC. Habilitação Licenciado em Pedagogia, 2011. Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriú. SC. Participou de vários cursos de formação continuada e seminários na área da educação. Atualmente é professora auxiliar no CEI. Neide Merísio Mollere. Camboriú. SC.

THE ORGANIZATION OF SPACES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

ABSTRAT

This work is focused on the Organization of Spaces in Early Childhood Education. The main objective of this work is to understand the importance and influence of the organization of spaces in early childhood education in human development and learning of young children and their interactions and identify the educator's role in the organization of these spaces function you want to achieve. These objectives were drawn from the following question: “How does the organization of space interferes with the development and child's learning in kindergarten."The methodology used was from readings that have on the development, learning and education of young children and the organization of spaces that prioritize this access, held the hypothesis of work, the education room space access , held the hypothesis of work, that space from preschool room reorganized in a rich environment of materials and objects favoring the children to participate in many situations , directing them to interesting activities and create moments of warmth and interactions among peers. Sought theoretical foundation studies Theory Historical- Cultural and sought to know, through bibliographical studies, approaches to the organization of spaces in Early Childhood Education. It is considered its main theoretical frameworks: Vygotsk , Horn, Lima, Oliveira, Referential Curriculum for Early Childhood Education and Gandini, who discussed the importance of interaction among peers and organization of spaces of play, in kindergarten. The result of this research suggests that accessibility to objects, to use children's materials, games and toys enables training of higher mental functions and encourages autonomy, investigative spirit and creativity.

Keywords: Early Childhood Education. Organization of Space. Child. Interaction. Learning.

1INTRODUÇÃO

      O trabalho que apresentamos vem mostrar a importância de se criar propostas para organizar os espaços na Educação Infantil. Sendo resultado de leituras e pesquisa em livros e outros instrumentos de informação que somam e impulsionam a uma nova perspectiva tendo como objetivo compreender a importância da organização dos espaços nas escolas de Educação Infantil.

   A escolha do tema A Organização dos Espaços na Educação Infantil se defende para a nova organização e uso dos espaços que proporcionam mais interação e que sugere a acessibilidade aos objetos, aos materiais de uso das crianças, aos jogos e aos brinquedos possibilitando a formação das funções psíquicas superiores e estimulando a autonomia, o espírito investigativo e a criatividade. Enfim, a nova organização e uso dos espaços proporcionam mais interação entre as crianças e seus pares e entre crianças e adultos.  

    Do ponto de vista educacional, o espaço é um acúmulo de recursos de aprendizagens e desenvolvimento pessoal. Por isso, é muito importante organizá-lo de forma rica e estimulante, lembrando que maior e a mais importante finalidade da educação nos primeiros anos é a aquisição de estratégias cognitivas que permitam às crianças abordarem, de maneira autônoma, as novas aprendizagens.

Na observação da pesquisa realizada constatamos que a proposta da nova organização dos espaços na Educação Infantil já se faz presente em muitas escolas, nossa realidade caminha para uma transformação neste sentido vendo a necessidade de uma reorganização dos espaços, na melhoria das estratégias de ensino aprendizagem a partir dos espaços organizados garantindo um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (360.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com