TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.677 Palavras (23 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Testa.

[pic 14]

[pic 15][pic 16]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        03

2.        ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1.        IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL        04

3.        CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        06

3.2.        A ROTINA        07

3.3.        DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO        07

4.        PROJETO DE REGÊNCIA        09

4.1.        INTRODUÇÃO        09

4.2.        DADOS GERAIS DO PROJETO        09

4.3.        REFERENCIAL TEÓRICO        11

4.4.        PLANOS DE AULA DA REGÊNCIA        12

4.5.        RELATO DA APLICAÇÃO DA REGÊNCIA        15

4.5.        DIÁRIO DA REGÊNCIA        16

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................        19

6.     MOSTRA DE ESTÁGIO        20

7.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         21

[pic 17]

        

[pic 18]



  1. INTRODUÇÃO

Este relatório de Estágio Curricular Obrigatório I constitui de uma organização a qual visa à contribuição quanto à importância do estágio para com a formação profissional. Deste modo o campo de observação e intervenção se torna parte primordial na caracterização deste.

Será apresentado neste as características do campo que fora estagiado o qual haverá detalhadamente a rotina na qual a escola observada vive e, de que forma deve se submeter o acadêmico ao encarrar a realidade de sua futura profissão na docência da educação infantil.

Para isso, será exposto neste um projeto de intervenção intitulado de “Vivendo a Leitura Oral e Aprendendo a Escrita” que está inserido dentro deste relatório de estagio o qual relata a introdução, os dados gerais do projeto, o referencial teórico do mesmo, os planos de aula correlacionados a intervenção, o relato da mesma quanto a sua aplicação.

Para que estes dados pudesse se tornar realidade foi atribuído 04 horas para visitar a instituição, com a apresentação do acadêmico estagiário, 24 horas para que pudesse fazer uma observação participativa, após isso se destinou  16 horas na elaboração do projeto de regência com planos de aula e 24 horas na realização da regência na educação infantil  para finalizar com 08 horas para elaboração da mostra de estágio, desta maneira concluindo este com 24 horas para construção do relatório final de estágio que se destrinchará a partir de agora.


  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria situada na Rua 19, Nº 430, Bairro Operário, no Município de Água Boa – MT, o Estágio Supervisionado relativo à Educação Infantil.

Nada mais que fazer um estagio numa escola consolidada no município com mais de 20 anos de atuação com a modalidade da educação infantil, oferecendo dois horários de atendimento às crianças, com um ótimo quadro de funcionários se tornando uma escola sugestiva para a realização do Estágio Curricular Obrigatório I.

2.1.                A IMPORTÂNCIA DO ESTAGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

É de suma importância o profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas. O importante desta questão é queo estagio esteja aliada a prática do que estamos aprendendo, desta forma associada integralmente a teoria que discutimos em sala de aula.

O currículo do curso de pedagogia deve atender adequadamente a formação do professor, para que ele possa desempenhar suas atividades que se espera. A prática de estágios que é a chave para possibilitar uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola, esta hoje ausente em boa parte dos cursos de formação inicial de professores, porém se pararmos para pensar sobre a importância dos estágios, encontrou logo uma necessidade lógica para que se possa formar um profissional da educação com condições a entender e desenvolver um trabalho com qualidade e com significado para o aluno e para o professor. Assim fazendo com que o aluno de pedagogia entre em contato com os contextos reais e com as escolas em suas variadas formas de organizações.

A deficiência na formação de professores é uma herança histórica, são reflexos investidos na teoria com a pratica do estagio, porém temos consciência que nos dias atuais para suprir este necessidade, temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágios, pois eles nos coloca em contato com a realidade que vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todos educador teve ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está à oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar. A prática deve ser ampla, onde sejam contempladas as dimensões das interações humanas e sociais, onde permita a eles compreender as diferenças, habilitando-os a estabelecer um dialogo com a diversidade, ou seja, compreender as diferenças e através delas apropriar a sua prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com