TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ELDORADO-MS

CURSO DE PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

NUBIA ORIBES DE SOUZA - RA: 9146255671

ELAINE DA SILVA - RA: 8979199099

Eldorado - MS

Maio/ 2016[pic 2][pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ELDORADO-MS

CURSO DE PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

Desafio Profissional apresentado como requisito obrigatório do cumprimento das disciplinas de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da Historia e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo, do Curso de Pedagogia, 5º semestre, da Universidade –Anhanguera Uniderp pólo de Eldorado- MS sob orientações dos Professores à distância; Leonir Aparecida Pedro e tutor presencial: Josilene Leal Costa.

                                                          Eldorado – MS

Maio/ 2016[pic 5][pic 6][pic 7]

INTRODUÇÃO

                     Este Desafio Profissional tem como foco principal a importância da leitura desde cedo neste desafio vamos explorar um pouco do maravilhoso mundo mágico e encanto proporcionado pelas historias infantis. Iremos criar projeto para relembrar historias clássica, e contos que fizeram parte de nossas infâncias e, se fazem presentes também na infância de nossos alunos. As historia possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção das crianças. Com o projeto Era uma vez, visa proporcionar situações em que a criança desenvolva a capacidade de ouvir, recontar e dramatizar histórias, estimulando o exercício da mente; da percepção do real; da consciência do eu em relação ao outro; da leitura do mundo e principalmente o conhecimento da língua e da expressão verbal.

Passo 01

1. Nome da instituição infantil: Centro de Educação Infantil Cari

2. Quantidade de turmas atendidas: 04

3. Quantidade de criança em cada turma: 20

4. Faixa etária de cada turma: 03 meses a 03 anos

5. Aspectos individuais

5.1. Quantidade de crianças que moram com:

Pai e mãe: 45

Só com o pai: 04

Só com a mãe: 07

Mãe e padrasto: 12

Pai e madrasta: 03

Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 09.

5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde: são 06 crianças; 2 com intolerância a lactose, 1 com alergia a picada de insetos, 3 com problemas de bronquite e asma.

5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais: até o momento não foi diagnosticada nenhuma criança, tipo de necessidades: nenhum.

5.4. Hábitos das crianças que merecem destaque: Cada aluno tem um habito diferente, alguns alunos dormem com a chupeta, outros só dormem depois de mamar mamadeira, e outros abraçadinhos com a coberta, e cada um tem uma posição da sua escolha para dormir, a maioria gosta de dormir de ladinho.

Passo 02

Os banheiros são: adequados (x) inadequados (  )

Ambientes claros? Ventilados? Com espaço suficiente para as crianças?

         Sim. Ambientes claros, ventilados e com espaço suficiente para as crianças.

Com é o espaço dos bebes?

           A sala dos bebes são repartidas em dois ambientes, de um lado fica os berços e colchões que eles dormem e do outro lado da sala o espaço deles brincar e fazer as atividades proposta pela professora regente da sala.

Como é feita a organização das salas de aula?

       A organização de espaço é um aspecto fundamental para a garantia da especificidade da educação infantil, as crianças não precisam estar reunidas o tempo todo juntas, assim como não precisam estar centralizadas o tempo todo no professor, em alguns momentos, elas possam se organizar em pequenos grupos, enquanto o professor observa, percebe e registra as necessidades delas, e/ou faz mediações pontuais com quem precisa e aproxima-se mais de cada criança individualmente, conhecendo-a melhor.

Existem brinquedos a disposição na sala de aula e em outros espaços da instituição?

          Sim.  Além do parque com balanço, escorregador e outros brinquedos há também brinquedos no armário da professora dentro da sala de aula.

Como é o pátio? Os brinquedos estão em bom estado de conservação? Com as crianças podem explorar os espaços? Existem locais nos quais a criança possa desenvolver atividades com tintas, massinhas, argila?

           O pátio é calçado e espaçoso. Os brinquedos estão em bom estado de conservação. As crianças podem explorar os lugares assim como o pátio a área verde e a quadra coberta.  As atividades das crianças com tintas massinhas e argila são feitas dentro da sala de aula.

Existem livros disponíveis e ao alcance das crianças?

            Não, os livros ficam na biblioteca e na sala de leitura as crianças só tem acesso aos livros quando a professora leva as crianças para sala de leitura ou na biblioteca.

Em todos os locais, há cuidado com a segurança da criança, por exemplo, rampas, escadas com corrimão, pisos adequados etc.?

          Sim, os banheiros adequados aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a rampas e corre mãos pelo Centro de Educação.

Passo 03

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com