TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DO ALUNO E RA:

NOME DO ALUNO E RA:

NOME DO ALUNO E RA:

NOME DO ALUNO E RA:

NOME DO ALUNO E RA

CIDADE / ESTADO

2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Arte, Criatividade e Recreação

                               

                             NOME DO ALUNO: Adriana Martins.  RA:                                                                                                                

                             NOME DO ALUNO: Alessandra dos Santos  Amorim.  RA:

                            NOME DO ALUNO: Alessandra Gouveia.    RA:

                            NOME DO ALUNO: Luciana da Silva Soares.  R:4979934065

Atividade  Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e recreação ”, sob orientação do professor-tutor a distância .

CIDADE: CAMPINAS / ESTADO: SÃO PAULO

2014

Sumário

Introdução:

  Atividade Prática Supervisionada

  Arte, Criatividade e Recreação

1ª Etapa Relato das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas:

Adriana Martins ( colocar nome completo e o relato)

Alessandra dos Santos  Amorim

Eu tenho ótimas recordações das aulas de Educação Artística, pois adorava tudo que era ensinado pela professora.

A professora nos passou a letra do Hino Nacional em letras bastão, e tínhamos que cantar em todas as aulas. Durante essa aula aprendíamos as letras, o Hino e como se posicionar na hora de cantar o mesmo.

Recordo-me também:

  • Desenhos livres
  • Datas comemorativas, com desenhos e sempre uma lembrança para levar para casa.
  • Formas geométricas
  • Cores primárias e secundárias

A maneira correta de escrever uma carta.

Alessandra Gouveia da Silva Santos

Iniciei os meus estudos aos 4 anos na educação infantil em 1978 em Caruaru-PE, mas dessa época não tenho recordações. Estudei até a segunda serie e deste período recordo-me das festas junina, pois dançávamos quadrilha e todos caracterizados, enfim  foi o que mais me marcou.

Em 1983 mudei para Campinas-SP, onde iniciei a terceira serie, dessa fase lembro-me que tínhamos algumas atividades de educação artísticas, que em geral eram desenhos mimeografados, de datas comemorativas como dias dos pais, dias das mães, sete de setembro enfim datas consideradas importante no nosso calendário, o caderno de desenho fazia parte do material que incluía também lápis de cor, cola, régua, canetinha hidrocolor  fazíamos colagem  usando algodão, palito de sorvete, bolinha de papel coloridas, fazíamos alguns desenhos livres, a professora era mesma que aplicava as outras matérias

Luciana da Silva Soares.

Eu sempre gostei de desenhar desde o primário,   quando a professora solicitava fazer desenhos livres ou colorir.  Tenho boas recordações quando a professora pedia para ser utilizado  tinta guache e pincel eu adorava esta parte sempre relacionava os desenhos com aquilo que eu gostava sempre estava presente: sol, árvores e flores ou uma casa.

Mas o que eu gostei de fazer foi quando um professor já na quinta série usou uma maneira diferente de solicitou  para desenhar sobre paisagem  e na hora de colorir era para usar uma folha de lixa debaixo da  sulfite, e ficou diferente o desenho como se tivesse colorido com areia isto pra mim foi fantástico.

Porque naquela época os professores  de Educação Artística não utilizavam outras estratégias como formas geométricas, lúdicos, músicas  e outros meios que poderiam auxiliar em outras matérias também.

   

                Relato geral dos alunos

Sobre o conhecimento artístico vivenciado pelo grupo em um contexto geral,os conteúdo  de Educação Artística, matéria como era chamado na nossa época de ensino fundamental. Era  realizada uma vez por semana, uma aula muito esperada pelos alunos, os momentos eram de alegria.

A professora era uma mulher muito doce e calma. No relato podemos diagnosticar que em alguns momentos, faltaram criatividade da professora para trabalhar de forma que desenvolvesse a expressividade, criatividade e o lado concreto do aprendizado dos educandos.

 Desde a educação infantil,  professor tem que aproveitar essa idade, pois é quando se constrói alicerces, onde o imaginário é mais forte que todas as outras sensações  é a época da descoberta e das experiências.

O conteúdo de artes é essencial para o desenvolvimento das crianças, sendo assim cabe ao professor utilizar sua capacidade para desenvolver atividades que despertem o interesse das crianças de forma prazerosa, e utilizar de todos os recursos dentro do conteúdo de artes para que eles adquiram novas experiências. Oportunizar a criança a exploração e manipulação de materiais os quais até então não são conhecidos por eles, técnicas, obras de artes, autores criando a partir daí novas ideias e conceitos artísticos, possibilitando ao educando a possibilidade de sonhar, de criar, compreendendo o seu meio de vivencia através da exploração artística.

O lúdico faz parte do desenvolvimento infantil afinal, a criança quer brincar, e o brincar para ela é aprender.

Como educadoras compreendemos que o trabalho com artes contribui para a construção do conhecimento sensível da criança, formando sua personalidade crítica e moral, sendo que esse conteúdo pode ser trabalhado de forma multidisciplinar, já que o desenvolvimento cognitivo artístico auxilia na leitura e escrita, contribuindo para a evolução do ensino aprendizagem.

Tendo a consciência de que o conteúdo de artes desenvolve inúmeros fatores da formação da criança, a musica, a dança, os rabiscos as transformações e formações de coisas e objetos, a restauração de algo, a artes cênicas, estes conceitos oportunizam as crianças, o prazer de aprender brincando, expressando sua imaginação, explorando ao seu tempo, divertidamente sem deixar de ser criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com