TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

                   Ana Lucia Pinto Gomes                           RA 4300070091

                   Julia Sandra de Castro Alves                   RA 4300070113

                    Luene Batista de Souza Costa                  RA 4351851586

                    Renato Constantino dos Santos                RA 1299913448

                   Vanessa Medeiros da Silva                           RA 4300070012

BRASÍLIA

Abril/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e metodologia do ensino fundamental”, 5º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ana Paula

BRASÍLIA

Abril/2014

 

INTRODUÇÃO

         Através deste trabalho, gostaríamos de mostrar como se organiza e caracteriza a educação no ensino fundamental. Iremos falar um pouco de como o sistema de ensino brasileiro se define e sobre as vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos. Para complementar este trabalho, também falaremos sobre as organizações auxiliares da escola e seus benefícios para todos da comunidade da educação. Por fim, montaremos um mapa conceitual de tudo isso.

Organização do sistema educacional brasileiro, as estrutura e o funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil e as atribuições do MEC.

        O processo de organização do sistema educacional brasileiro vem se constituindo ao longo de sua história, primeiro com os Jesuítas, depois com várias reformas e por fim com a criação das LDB's, e ainda continua mudando, porém não vamos traçar esta caminhada, mas vamos analisar suas principais características.

        A base da organização do sistema educacional do Brasil é a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº. 9394/96, porém, na Constituição Federal que tudo começa, pois esta ultima fixa como competência da União traçar as diretrizes da educação nacional (artigo 5º, inciso XIV), em outras palavras, é tarefa da União fixar tais diretrizes e bases, abrindo oportunidade para organização e implantação de um sistema nacional de educação, para a viabilização da democratização da educação por meio da universalização da escola básica. Outro fator importante também é que a atual LDB n. 9.394/96, em seu art. 5º, no parágrafo 3º, explicita que qualquer pessoa que se sentir lesionada, pode agir com vistas à preservação do direito à escolaridade, podendo dirigir-se ao poder judiciário para efeito de efetivação desse direito. Assim, o ensino fundamental é obrigatório enquanto o ensino médio, etapa final da educação básica (constituída de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), deve se tornar o progressivamente obrigatório.

          A Carta Magna deixou explicito o papel de cada um em relação à educação, os estados são responsáveis pelos ensinos fundamentais e médios e fiscalizam os municípios em relação ao cumprimento da Lei em relação à educação infantil e o ensino fundamental. Porém, antes dessa divisão de obrigações e responsabilidades a CF/88 diz que o Estado, a família e a sociedade tem o dever de incentivar e colaborar com a educação. Ainda nessa temática, ficou distribuído da seguinte forma a educação no Brasil, educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria, sendo que de 0 aos 5 anos é a educação infantil, de 6 aos 14 o ensino fundamental e dos 14 aos 17 ensino médio, essa idade podendo variar dependendo do desenvolvimento escolar da criança...

        Sabendo que a educação sempre dependeu da estrutura política e do contexto global que a rodeia, o MEC como órgão da União tem a função de fiscalizar e elaborar projetos que avaliam a qualidade do ensino no Brasil, contudo por ser interesse do governo, o MEC faz vistas grossas pra muita coisa errada.

        Para finalizar lembramos que segundo SAVASSI, o Brasil não tem um sistema de educação e sim uma estrutura que não se completa, apenas existe.

Vantagens e desvantagem do ensino fundamental de nove anos

         

         O ensino fundamental de 9 anos é a ampliação de um ano acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental. Sendo esta ampliação obrigatória e os estados e municípios tiveram até 2010 para se adequarem. Sendo assim, as crianças começarão o ensino fundamental aos 06 anos de idade e não mias com 07 como era antes da lei ser aprovada. Agora iremos falar um pouco das vantagens e desvantagens dessa ampliação, A primeira vantagem é que os pais que não matricularem seus filhos na idade correta ou o município que não proporcionar a população escolas acessíveis e descumprirem a legislação podem responder por crime de responsabilidade, pois é um direito constitucional, que deve assegurar o ingresso mais cedo no sistema de ensino. Este ingresso mais cedo ajudará as crianças nessa fase inicial de alfabetização há terem mais tempo e mais contato com o mundo escolar e não apenas isso, segundo a atual LDB, toda criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente da escrita, portanto a proposta não é o aumento dos conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem estabelecida na base nacional comum. Aos seis anos de idade as crianças estão com a mente aberta a qualquer tipo de conhecimento, nessa fase é mais fácil aprender, em alguns países o letramento e a alfabetização às vezes começa antes dos 06 anos. Porém, junto a todas essas vantagens acima citadas vem também a desvantagem, pois as crianças nessa fase são muito ativas e aprendem mais de forma lúdica, no contato de histórias e acessos aos livros infantis. Introduzir e estimular a criança no mundo social valorizando oportunidade de interação para que ela construa conhecimentos, contudo, nem todo profissional da educação infantil esta disposto a se atualizar. É preciso o professor desprender de métodos antigos e trabalhar atividades corporais, noções espaciais e coordenação motora que são habilidades relevantes para desenvolver a oralidade e posteriormente à escrita. Ainda mais porque criança de seis anos no ensino fundamental provoca uma série de indagações sobre o que e como se deve ou não ensinar nas diferentes áreas do currículo. É na singularidade e não na padronização de comportamentos e ações de cada sujeito, nas suas interações com o mundo sociocultural e natural, que o aluno vai tecendo os seus conhecimentos. Esse pressuposto traz um grande desafio para o professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (171.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com