TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DO ALUNO E RA: RAQUEL KROEFF BORGES - 5319978753

NOME DO ALUNO E RA: FRANCIELE DA SILVA - 6723307272

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.

PASSO FUNDO - RS

2014


SUMARIO

  1. Introduçao .................................................................................................................................04
  2. A estrutura e funcionamento da Educaçao Infantil e Ensino Fundamental no Brasil ..............05
  3. Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.............................................08
  4. Organizaçao Auxiliar da Escola.................................................................................................10
  5. Mapa Conceitual........................................................................................................................13
  6. Consideraçoes Finais.................................................................................................................15


Introdução

        A organização do grupo foi feita de maneira conjunta para tratar do trabalho a ser realizado entre pesquisa e entrevista.

        O trabalho realizado mostra como a Organização e Metodologia do Ensino Fundamental é de extrema importância dentro do curso de Magistério fazendo com que o professor tenha uma nova visão do “dar aula”.  

        Dentro dessas atividades está o Mais Educação que é um Programa Federal que veio com a intenção de manter os alunos mais tempo dentro da Escola e oportunizar atividades educativas e culturais

        

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.

Para definir as características do Sistema de Ensino Brasileiro é preciso levar em conta alguns aspectos históricos e sociais que fazem parte do sistema como um todo. Por isso, dentro do contexto “sociedade” se torna um pouco complicado.

O que se tem percebido, dentro da realidade, é que o professor executa tarefas já elaboradas e com isso o seu trabalho fica pouco valorizado em termos de ensino-aprendizagem, seja pelo baixo salário, seja pelo desmotivamento pessoal, e para ter seu trabalho valorizado ele precisará resgatar a capacidade de pensar, elaborar, criar.

        A Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental vêm com a determinação de transformar essa realidade.

        O que se está querendo com a presente proposta é fazer com que o professor entenda o ensino-aprendizagem escolar como um processo produtivo. Sendo assim, o sistema de ensino, no seu sentido mais amplo (Escolas, Secretarias, Conselhos, etc) nada mais é do que a expressão da forma escolar de produzir ensino-aprendizagem. O professor precisa perceber criticamente a relação entre escola, sistema de ensino, contexto político e social.

        Através dela a própria estrutura escolar de produzir o ensino-aprendizagem poderá se tornar ultrapassada, por limitar possibilidades e alternativas de aprendizagem. Por isso é fundamental que o Curso de Magistério trate destas questões com determinação fazendo com que passe de auleiro para um produtor de processos de ensino-aprendizagem que, gradativamente e com o apoio da tecnologia permitam ao professor poder reduzir o tempo destinado a ações mecânicas e repetitivas, para poder se dedicar mais à reflexão, à construção de conhecimento e novas tecnologias, à melhor articulação entre os diversos componentes curriculares, à capacitação permanente e a melhor relação com a sociedade, com a qual deve estar comprometida.

Em resumo, a formação do magistério será coerente com a base teórico-metodológica,sócio-histórica da Proposta Curricular na medida em que ensejar, não somente uma análise do sistema de ensino mas o encaminhamento de ações transformadoras desta prática.

        Em relação ao norteamento curricular tem-se as seguintes considerações finais:

  1. Seria conveniente que a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fossedesenvolvida depois das disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e História da Educação;
  2. Ficar claro qual a função específica desta disciplina no conjunto do processo de formação do Curso do Magistério, uma vez que há interfaces principalmente com as disciplinas relacionadas acima.

Como disciplina terá que ter claro seus objetivos, sua metodologia, seu sistema de avaliação . Para isso sugere-se: que o professor discuta previamente com os alunos o trabalho a ser desenvolvido; que ele desenvolva o hábito de acompanhar o que acontece em relação à educação no país, no estado e na sua região; que a disciplina oportunize palestras, entrevistas, com os segmentos da sociedade e lideranças políticas, pais, colegas e professores...; sejam promovidos encontros e visitas de intercâmbio com outros cursos do magistério da região; promover oportunidades de debate sobre temas do interesse dos profissionais da educação; a avaliação deve estar vinculada ao conjunto da proposta de formação do Curso do Magistério.

Baseando-se nisso, propõe-se que o norteamento curricular para a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental contemple os seguintes aspectos:  Pressuposto da análise/conhecimento da Prática Pedagógica Escolar; Estrutura de Produção do ensino-aprendizagem na forma escolar; Trabalho Coletivo e o planejamento escolar institucional; O professor como agente da educação; A Escola e a qualidade do ensino-aprendizagem.

Entende-se que essa disciplina deverá ser um espaço aberto ao debate, à reflexão e a construção de propostas de ação dos profissionais da educação no sentido de atuar junto à escola e terá que ter claros seus objetivos gerais e específicos, sua metodologia, seu sistema de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com