TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nomes

                                                                 Guarulhos-SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nomes

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor  

Guarulhos-SP

2015

Sumário

Introdução                                                                                                   04

A estrutura e funcionamento da Ed. Infantil e Ensino Fundamental

no Brasil                                                                                                           05

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos          06

Organização Auxiliar da Escola                                                                 08

Mapa Conceitual                                                                                         10

Considerações Finais                                                                                   12

Referencias Bibliográficas                                                                          13


Introdução

Esta ATPS tem como finalidade, observar e pontuar as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos, também compreender as organizações auxiliares de uma escola. A formação continuada dos professores, que antes eram professores tradicionais que tinham aulas expositivas e agora são profissionais mediadores de conhecimentos, aquele capaz de transmitir e receber informações, desenvolvendo habilidades e competências em suas fases de desenvolvimento.

Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes, por que operam as novas gerações com o intuito de prepará-las e educa-las para serem participativos e ativos no meio social onde vivem.

Etapa 1 – A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.

As competências do conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Mistério do Estado, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, cuidar pelo cumprimento da legislação educacional e possibilitar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

O Ministério da Educação - MEC tem como uma de suas responsabilidades conceberem e coordenar ações de apoio a educação básica. Sua atuação é dirigida para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantem o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais as Políticas de Formação e Valorização dos profissionais da educação e de Democratização da Gestão Educacional, elaboradas mediante ações de formação inicial e continuada de professores da educação infantil, ensino médio, de gestores e funcionários da educação básica, da assistência técnica, do aperfeiçoamento do currículo da educação básica.

A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de Dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é que estabelece o intuito da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis de modalidades de ensino, entre outros tópicos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios presentes na constituição.

Etapa 2 – Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos

A partir dos seis anos a criança ingressa no 1 ano e ao termino do 9 ano estará com quatorze anos e a nova proposto do governo que a criança permaneça mais um ano na escola. O ensino fundamental de nove anos se tornou meta progressiva da educação nacional com a provação da lei n 10172 de janeiro de 2001 que tem a proposta de assegura que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade, diminuir a desigualdade e assegura para as crianças oportunidades iguais com acesso mais cedo à escola.

Possibilitando que a criança seja de fato alfabetizada sem que lhe seja negado o acesso aos conhecimentos das demais áreas e sem a obrigação de ser alfabetizada em 200 dias letivos.

Qualificação da aprendizagem, concedendo a criança um período mais longo para compreender suas aprendizagens, inclusive da alfabetização.

Buscando assim uma organização maior e criteriosa nos currículos, na proposta pedagógica, no material didático, respeitando suas especificidades.

O problema não está na quantidade e sim na qualidade de anos, seria necessária uma reestruturação ampla na forma de ensino e na qualificação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com