TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do espaço educativo

Por:   •  4/10/2018  •  Artigo  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

A organização do espaço educativo é primordial para o processo de ensino — aprendizagem, pois, é no convívio entre os alunos que aprende e ensina. Os educadores devem propor um ambiente de aprendizagem proporcionando aspectos necessários para a formação da aprendizagem.

Vale ressaltar que o ambiente da sala de aula é essencial para a aprendizagem, deve ser acolhedor e que induza um diálogo significativo entre professor-aluno e aluno-aluno. Na atualidade se ver muitos educadores no tradicionalismo com “cadeiras enfileiradas”, rigidez, a avaliação é costumeira com “cópias e decorebas” e simplesmente o aluno tem que registrar o que foi aprendido.

Por esse motivo, nós futuros professores devemos abraçar o bom diálogo entre as crianças, os seus relacionamentos com os mesmos devem contemplar uma relação de respeito e igualdade pelas opiniões expostas pelos alunos. Trabalhar nos anos iniciais do ensino fundamental exige um grande esforço do professor, com tudo isso os alunos passaram a ter novos olhares sobre a vida querendo mais, tendo interesse em saber.

Os educandos devem aproveitar seus conhecimentos prévios e nada melhor que desenvolver com o trabalho em equipe, rodas de conversas entre outros recursos. Na lei n.9394 art.26A. Inciso 1 e 2 nos relata que “as escolas sejam elas particulares e públicas devem acrescentar nas disciplinas escolares o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira trazendo alguns aspectos importantes para a sociedade, trabalhando com os alunos a luta dos negros, a sua cultura entre outros". Dê acordo com a lei 10.639 diz que “a partir de 2003, não só tornou obrigatória a presença desses conteúdos em todos as instituições de ensino, como fixou a permanência da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar…”

Se faz importante trabalhar com esse tema, pois, em épocas passadas e no momento atual se faz forte o tão chamado “racismo” tão praticado na sociedade. Trazendo este tema para a sala de aula teremos o dever de relatar a importância e igualdade dos seres humanos. O povo negro anteriormente já vinha batalhando por seus ideais seu valor perante a sociedade, devemos entender que o povo negro nos proporcionou uma diversidade cultural sendo elas: A culinária, religiosidade, música, dança, porém, mesmo com essa rica cultura, lamentavelmente os mesmos sofrem preconceitos passando por situações de desigualdade na sociedade.

Mas devemos ter em mente que ao trabalhar esse tema de Cultura afro-brasileira, não podemos só envolver o tema “racismos” que compreendemos que está presente no dia-a-dia do indivíduo, mas saber e mostrar seu valor, sua influência perante a sociedade. O sujeito precisa perceber a importância da raça negra e de sua cultura a educação do povo brasileiro e nada melhor que aplicar esse conhecimento nas escolas.

Na Lei n.10 639/2003 citada acima se tornou obrigatória nas escolas, pois, foi um avanço que o povo negro lutava a bastante tempo. O professor pode selecionar alguns pontos de referências fazendo um diagnóstico do que os alunos conhecem do assunto e a partir disto o docente pode apontar e complementar com o conhecimento dos alunos. 
Podem levantar questões dentro do ambiente escolar sobre a valorização da cultura africana e o professor deve sempre propor projetos e atividades definitivas que valorizam essas culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com