TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Didática na Educação Infantil

Por:   •  24/2/2018  •  Exam  •  5.327 Palavras (22 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 22

Gabarito Livro:  Organização e Didática na Educação Infantil

Unidade 1 (página 26)

  1. Reflita e escreva sobre a importância do conhecimento dos aspectos legais e documentos norteadores da educação brasileira para o profissional atuante na Educação Infantil e para o futuro professor:

Gabarito: É importante para o futuro professor ou profissional atuante na educação de modo geral, não somente na Educação Infantil, conhecer a legislação vigente em nosso país, pois será com base nesses documentos e leis que ele elaborará o seu planejamento, seja a elaboração da Proposta Pedagógica da Escola ou planos de aula, por exemplo, portanto, é necessário conhecê-los para que possa na prática concretizar uma Educação Infantil de qualidade.

  1. Sintetize em forma de texto o contexto em que surgiram as primeiras instituições de atendimento às crianças pequenas no Brasil:

Gabarito: De acordo com a leitura da seção, o aluno deverá ser capaz de pontuar os principais aspectos que levaram ao surgimento das instituições brasileiras de atendimento à criança pequena no Brasil, mencionando o contexto histórico como:

- Até o século XIX não existia educação pensada para a criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos em nosso país.

- A creche difundiu-se na Europa, como consequência da Revolução Industrial, e chegou ao Brasil no período do Império.

- Em 1875, foi inaugurado o primeiro jardim de infância brasileiro, no Colégio Menezes Vieira, Rio de Janeiro. Atendia apenas meninos, seguindo o modelo das salas de asilo francesas e as atividades froebelianas, ou seja, procurando combinar o cuidado e também o pedagógico. - Em 1899, também foi implantado o Instituto de Proteção e Assistência à Infância e a creche da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado, ambas no Rio de Janeiro. Além dessas, a primeira creche popular destinada aos filhos de operárias surgiu em 1908 e, em 1919, foi criado o Departamento da Criança no Brasil, que atribuiria ao Estado a responsabilidade de atendimento à criança, mas vivia de doações e não teve muita ação.

- Em 1922, foi organizado o 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância. Durante todo esse período, o alto índice de mortalidade infantil alarmou grupos de médicos e associações beneficentes, que passaram a orientar métodos de higiene às mães e àquelas mulheres que cuidavam de crianças, portanto, esse assistencialismo em prol da saúde infantil era chamado de médico-higienista e vigorou até 1930 (PROSCÊNCIO, 2010).

- O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932, apresenta em seu programa educacional a definição de escola maternal destinada às crianças de dois a quatro anos, e os jardins da infância para atendimento das crianças com idade entre cinco e seis anos (CARNEIRO, 2004).

Além disso, ele poderá complementar com outros aspectos como:

- Na Europa e no Brasil, a urbanização e a industrialização trouxeram mudanças na estrutura social e familiar. Da mesma forma, as mulheres também deixaram seus lares e seus filhos para trabalhar nas indústrias. Isso agravava a urgência em se tomar medidas para atender aos filhos das operárias. Da década de 1930 até 1960, os jardins de infância atendiam as classes econômicas mais abastadas e, em contrapartida, as escolas maternais e parques infantis atendiam os filhos das operárias.

- Com a regulamentação da CLT por Getúlio Vargas, em 1943, as empresas foram obrigadas a organizar creches e berçários para atender os filhos das operárias, esse atendimento se dava no sentido de cuidar dessas crianças, oferecendo-lhes alimentação, segurança física e higiene. Fora das indústrias, existiam outras creches, cuja responsabilidade estava por conta das entidades filantrópicas que, aos poucos, foram realizando convênios com o governo e, além dessa ajuda, recebiam também donativos (DORIGO; NASCIMENTO, 2007).

- Foi em 1961, com a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 4024/61, que a educação pré-primária passou a ser reconhecida.

Atividades de aprendizagem (páginas 35 e 36)

  1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 consolidou a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Dentro dessa perspectiva, o papel do professor deixa de ter puramente a dimensão do cuidado, assumindo conotações de intencionalidade pedagógica, ampliando o seu papel no que refere à dimensão do educar. De acordo com essa perspectiva, qual a concepção de criança que vigora atualmente na Educação Infantil brasileira?

Gabarito: Proscêncio (2010) afirma que a criança, atualmente, é considerada como sujeito histórico, produto da sua relação com o meio em que vive. No Brasil, é vigente, de acordo com aspectos legais, que a concepção de infância cidadã, na qual a criança tem direitos assegurados legalmente, deverá ser respeitada, educada e compreendida com características e singularidades peculiares à sua faixa etária. Na Educação Infantil, deve ser respeitado também seu direito de brincar, de exploração do espaço em que se encontra e da convivência saudável com outras crianças.

  1. As tendências pedagógicas na Educação Infantil apresentam concepções diferenciadas a respeito da criança, do professor e de educação, e estão sistematizadas na atualidade, da seguinte maneira: romântica, cognitiva e crítica. Comente sobre a tendência pedagógica cognitiva:

Gabarito: De acordo com Proscêncio (2010), a tendência cognitiva, também chamada de construtivista, foi inspirada em Jean Piaget. Ele realizou experiências investigativas sobre a forma como a criança pensa e constrói seu conhecimento. Embora não fosse educador, teve o resultado de suas pesquisas muito utilizado por pedagogos. Para Piaget, o desenvolvimento do ser humano se dá por meio das interações organismo/meio ao longo de toda a vida. Em nosso país, foi da década de 1970 em diante que os estudos piagetianos foram difundidos em diversas propostas curriculares. Essa tendência considera que a criança passa por estágios de desenvolvimento e constrói conhecimentos aprendendo com a interação estabelecida entre o meio físico e o social.

Atividades de aprendizagem (páginas  de 38 a 40)

1) Dentre os documentos legais que regem a educação brasileira e apresentam orientações para a Educação Infantil, temos a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entre outros. De acordo com esses documentos, leia e analise as afirmativas a seguir:

I- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - nº 9.394/96) reconheceu a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com