TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Faculdade Anhanguera São Caetano do Sul

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Caroline Nunes Pereira   7420569616

Helen

Joana Cristina Carlette   7297596011

Mestre Serjane

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

4º NA  e 5º NA

                                                 

São Caetano do Sul

ETAPA 3 

 

 Aula-tema: Ações básicas para o primeiro ano do Ensino Fundamental: atividades, desenho e escrita, literatura infantil, oralidade. Considerações sobre a alfabetização no Ensino Fundamental.   

  

Esta atividade é importante para que você compreenda o significado de uma proposta didática voltada ao primeiro ano do Ensino Fundamental, destacando-se os conceitos de Princípios Pedagógicos, Rotina Diária, Avaliação, Ações Básicas para o primeiro ano do Ensino Fundamental, A Importância do Ambiente Alfabetizador. 

Passo 3 (Equipe)  

A equipe deverá elaborar, no mínimo, seis questões  envolvendo o tema: “Como alfabetizo meus alunos de seis anos na prática” e responder   :

1- Faz sentido oferecer  texto a não- alfabetizados?

  Sim , acredito  que faz sentido apresentar texto para não alfabetizados , as criança antes de  ler , ela observa figuras, letras e relaciona com outras coisas do  seu dia – a – dia .

2- O que você considera importante para alfabetizar os alunos?

  Um dos  fatores mais importantes para  poder  alfabetizar , é o comprometimento do  professor  com os alunos , buscando formas diferenciadas  de compreender  e ser compreendido pelo aluno , motivando  o aluno a perceber que é capaz  de descobrir e se relacionar com o mundo das letras  construindo  assim seus próprios  conhecimentos . O espaço em sala de aula também tem   que ser alfabetizador , para que o aluno  esteja  em constante  contato  com a escrita como historias , jogos ,cartazes , murais entre outros.

3- Podemos dizer que existe um método eficaz de alfabetização?

  Cada criança tem seu ritmo e sua dificuldade quanto ao absorver as informações de alfabetização, cabe ao professor perceber a necessidade que o aluno precisa, e mudar seu metodo de acordo com o caminhar de sua turma.

4-Quais atividades pode ser usadas no ano de alfabetização? Cite 3 atividades.

  R: exercícios.

1: A criança deverá escrever em seu caderno, as letras do alfabeto, cada letra em uma linha, depois ir escrevendo em cada linha uma palavra correspondente a cada letra.

2: Selecionar um livro de leitura, ler para a turma, conversarem sobre o titulo, o autor, a editora, os personagens, onde se passa a história entre outras coisas, após entregar uma folha para cada aluno contendo a capa do livro e algumas atividades que o aluno deverá realizar, como, *pinte o nome do livro *circule o nome do autor * desenhe a parte da historia que você mais gostou.                                                                      

 3: Atividade de cruzadinha,contendo a figura onde a criança devera identificar e escrever o nome nos quadradinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (294.5 Kb)   docx (798 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com