TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

ETAPA 4

Esta atividade é importante para que você reconheça a relevância dos debates sobre os cursos de formação profissional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), artigo 62. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

 Passo 1 (Individual) Pesquisar, na LDB 9394/96 o artigo que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I. Copiar o artigo e acrescentar marcos teóricos que esclareçam essa proposta.

Passo 2 (Equipe) Definir o título e o layout de apresentação do mapa conceitual, que deverá ser elaborado em até 2 páginas. Selecionar os marcadores, desenhos e/ou setas para composição do mapa. Este é o quarto relatório parcial.

Passo 3 (Equipe) Organizar todos os relatórios elaborados nas etapas anteriores, de modo a compor o relatório final. Este trabalho deverá ser postado em único arquivo, com formato .doc, para avaliação do tutor a distância.

Livro-Texto da Disciplina PILETTI, Nelson. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 1999.

Segmento do Ensino fundamental:

A etapa mais respeitável do processo de aprendizagem formal da criança é o processo de alfabetização, neste momento a criança tem sua marcha para o universo da linguagem verbal e escrita, conhecendo as bases da língua materna e de sua nação, aprofundando sua percepção crítica- reflexiva, tudo que compõe o mundo em que vive e seu meio, natureza, meio ambiente e em relação ao homem-intelectualmente.

O processo de transição entre a metodologia educacional completamente lúdica, é o ensino fundamental, isto nas várias metodologias de ensino, buscando o aprofundamento racional e intelectual da criança nos diversos aspectos, entre eles, a linguagem oral e escrita, as primeiras noções de composição orgânica dos seres humanos, os fundamentos matemáticos e científicos, os variados organismos vivos e não vivos que existam no meio ambiente.

Este momento de processo de alfabetização, tem que ser tratado com muita delicadeza, tato, para integrar inteiramente as crianças a este novo paradigma educacional, o qual eles irão conviver.

No entanto, se faz necessário, a compreensão aprofundada, dos educadores e profissionais da educação, tendo seriedade desta fase, que tem a formação intelectual completa e igualitária de todos os educandos, no processo de alfabetização.

Um grande avanço educacional e democrático teve a população brasileira, sendo a mudança do ensino fundamental, de 8 anos para 9 anos, pois, o período de inserção dos alunos no ambiente educacional se estendeu, por um ano, as crianças com isto, iniciam o processo de alfabetização e letramento mais cedo, assim permanecem mais tempo em contato com as práticas educacionais.

É proporcionado ao cidadão brasileiro uma educação mais focada, igualitária e satisfatória, na construção integral da criança.

Iniciando sua jornada acadêmica mais cedo, a criança tem a oportunidade de aproveitar o ambiente educacional, tendo mais oportunidades de se acostumar, com a aprendizagem e as novas metodologias empregadas no período de ensino, tendo também mais tempo, para sanar suas dúvidas posteriores, ao longo do tempo extinguir também possíveis lacunas que são abertas pelas dúvidas que não foram sanadas devido à falta de tempo, para que pudesse se aprofundar e o cumprimento dos currículos escolares pré – estabelecidos.

Este alargamento do ensino fundamental, é um grande avanço para a melhoria da educação, portanto, que seja usado de maneira a beneficiar a construção sócio- intelectual do educando.

Devem os profissionais da educação e os educadores, que este alargamento só será eficaz, quando, usado a favor de uma aprendizagem mais detalhada, poi, este tempo a mais, é para cada educando, se desenvolver por completo, respeitando cada particularidade e limitações destas crianças.

 As metodologias, práticas educacionais, projetos políticos – pedagógicos carecem ser reformulados de modo a colaborar para este objetivo, não devendo pensar que as mesmas práticas educacionais de 8 anos, serão eficazes para este novo parâmetro curricular e temporal adotado. 

Estes profissionais e educadores devem buscar, metodologias e vivências diárias a este modo novo de pensar e realizar a educação. Tornou-se um compromisso da nação, a alfabetização e o letramento, para com todos os cidadãos, tendo que todos buscar melhorias neste processo, tendo comprometimento integral, sendo este compromisso cumprido com qualidade e igualdade a todos.

 

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com