TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

Atps:Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Bases para a construção de uma nova Organização Escolar

A Mudança na Relação do Homem com o Conhecimento

 Preparar fontes para trabalhar com essa nova realidade

Por tanto a capacidade de participação ,de reflexão e de autoconhecimento deve se desenvolvida ,pois são caracteristicas únicas do ser humano.

As escolas ainda vivem em situações contraditorias,ainda tem serios problemas em encontrar professores capacitados ,e ainda existem  muitas reprovaçoes em nossos sistemas ,temos muitas preocupaçoes ligada a funçoes das familias em questoes que  são transmitidas para as escolas. E a preocupação de poder ter um bom emprego no futuro,sem contar com  o despreparo do sistema de educação para poder lidar com essas novas transformaçoes .

Ainda a muitas duvidas com as expectativas da sociedade em relaçao da formação das novas geraçoes,pois essa nova era depende muito de todos os agentes educativos da escola ,com importante participação dos professores .

São muitos os estudos que dizem que essas mudanças são dificeis e que tivessem casos nos quais as mudanças nas escolas tivessem conseguido exito prolongado,e observando que essas mudanças eram superficiais e de pouca sustentação.

As novas demandas sociais , propoe uma educação de qualidde,requer algumas mudanças nas gestoes das organizaçoes escolares, mudando o modelo de processos mecanicos,como o de repetição e decisão, onde o novo seria mais dinamico e flexivel,proporcionando adaptaçoes necessarias nos processos individuais e coletivos e com mais rapidez, forma de gestão na qual haveria mais organizaçaõ ,aprendizagem ,informação e interação de um orgão ao outro armazenando conteudos para que possam ser recuperados quando for necessario.

Com todas as mudanças no mercado de trabalho e a tecnologia avançada  os profissionais conseguem se manterem muito mais informados e atualizados,conseguindo ter mais produtos com menos custos e  de mais qualidade no mercado .

Com isso muitos individuos ja tem essa conciencia  de se formar e se manter atualizados,sanando suas deficiencias e utilizando todas  as formas possiveis de conhecimento ,seja no ambiente escolar ou virtualmente ,pois o ensino ja deixou se ser pronto e acabado ,sempre estamos aprendendo diariamente.

A escola te abre caminhos e o mundo te mostra a direção.

Analizando a função da escola na sociedade pos moderna  

O papel da escola vem  se modificando ao longo dos anos,vem  acompanhando os avanços e as necessidades da sociedade,  as novas  formas de organização da sociedade foram , fazendo com que acabase  os interesses comuns aos membros de determinado grupo, assim o processo educativo que era único passou a ser dividido pela desigualdade econômica, separando os ricos  dos trabalhadores. Muito embora, tivesse ocorrido esta separação  da educação no passado, ditadas  pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.

Este espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Assegurar o direito a educação escolar em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de ensino público e gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas pela Lei 9.394/90 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)

Espera-se dos educadores (técnicos, gestores e docentes) uma nova postura diante do processo ensino aprendizagem e da educação em geral. A escola terá de melhorar  para direcionar e preparar o aluno para viver num mudo futuro que será caracterizado por complexidade e incerteza cada vez maiores, conflitos de valores, avanços tecnológicos e interdependência global (A escola não pode continuar trabalhando como antigamente .

sempre que
 pensarmos em formar um individuo , devemos ter uma visão da ação ou do projeto educacional da escola ,pois a sociedade industrial ou moderna so quer trabalhdores que saibam ler e escrever e fazer contas , assim trabalhariam e gasrtariam na propias industrias .

Essa visão teria que ser mudada pois precisamos de( deuses mais consientes de suas açoes) que tenham outrostipos de pensamentos e de açoes , como pensar no ecossistema da terra, valorizar a divercidade de raças e culturas , buscar a perfeição aceitando que cometemos erros ,valorizar a experiencia na area do cientifico – social,evalorizar os alunos na area da comunicação e na forma de acesso ao mundo.

Um ponto fundamental e dar sentido superior as atividades educacionais elaboradas pelas escolas ,sempre deixando claro que a escola não esta limitada somente para as capacidades, os alunos ou para o mercado de trabalho, e sim mudar as condiçoes de convivencia e sobrevivencias de todo ser humano, exploramos ainda os aspctos funcionais ,subjetivos e objetivos na educaçao escolar, com eixos complementares de intervenção.

Com isso preparar alunos para concorrerem entre si e com igualdade de condiçoes possiveis,mesmo com culturas academicas diferentes , diminuindo  desigualde ,e dando a mesma oportunidade a todos e tentando superar as dificuldades dos menos favorcidos.

Do mesmo modo que seja reconhecido a individualidade de cada aluno em sua formação ajudando a se reconhecer como portador de capacidades especificas ,melhorando a alto estima do aluno e de uma possivel visão de espaços futuros para atuação profissional.

Em muitos paises de primeiro mundo selecionava os alunos pelo patrocinio, eram os alunos que tinham melhores oportunidades escolares  ,e hoje e substitida pelo modo competitivo que é a realidade em que vivemos , onde a sociedade faz com que a seleção seja feita em todos os aspctos , apartir do momento em que os alunos se interajam com as tarefas escolares,

Oferecendo a chanse de todos os alunos a concorrer com os de mais nas bases da concpição da sociedade democratica e da participação cidadã ,formando individuos consientes de seus deveres e direitos civis e politicos.

Como os estudantes estudam por anos , são direcionados a muitas fontes de conhecimento e são de diferentes lugares e de diferentes cultura ,devemos respeitar o direito de cada um, o que nos remete a diversas formas de trabalhar periodicamente os conteudos respeitando suas diferentes historias de vida.

A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SOB A INFLUENCIA DA CONCEPÇAO DE ORGANIZAÇÃO

A necessidade de garantir a educação para todos é uma antiga, de importante exigência de educadores e trabalhadores ,organizados de maneira que  o mundo vem caminhando conforme a era de informatização ,e tecnologia  que tambem vem com grandes avanços em todas as areas da aprendizagem ,comunicação e do progresso em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com