TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE GRAJAÚ/MA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

TUTOR A DISTÂNCIA: Profa. Ma. Maria Clotilde Bastos

TUTORA PRESENCIAL: Romina Hérica Araújo Melo Sousa

ACADÊMICO/ Geane Mota de Sousa Damasceno RA: 171242

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Acadêmicos;

Cacilda Lopes Miranda 421963.

Geane Mota de Sousa 171242

Irismar Barros dos Santos 409562

Lucivanha do Nascimento Silva Sá 449008

Raynara C. Martins Silva 409753

Grajaú – MA

2015

Características do Sistema de Ensino Brasileiro.

As características do sistema de ensino Brasileiro especialmente a partir da década de 1980, tem evidenciado como essa etapa educacional é historicamente colocada em segundo plano no que se referiram as políticas publicas.

Mais recentemente, tendo como um marco a constituição Federal de 1988, no plano da legislação, bem como das orientações oficiais emanados do ministério da educação (MEC) como também o conselho nacional de educação (CNE) teve reconhecimentos pelos seus avanços importantes.

Para obter bons resultados, é imprescindível que as instituições contenham com certos padrões de qualidade, nos anos de 1990, a aprovação do fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e a valorização do magistério FUNDEB foi à centralidade ocupada pelo ensino fundamental nas políticas públicas, onde os recursos desse fundo se destinam exclusivamente a esse nível de ensino.

Em 2006 com a aprovação da lei nº 11.274 (Brasil, 2006), foi quando ocorreu outra alteração, ficando definida que a educação do Ensino Fundamental passaria de 8 anos para 9 anos. Podemos observa as reformas estruturais em nossa educação básica que estão focadas no Ensino Fundamental. Onde o problema não reside em uma possível opção por esse nível de ensino, mas na falta de recurso que mesmo com a substituição do Fundef que é fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB) que significou alguns avanços, não vem aumentando a ponto de contemplar o que nossa legislação afirma como princípios de qualidade da educação e como direito de todas as crianças (Brasil, 1988) 1996), nesse sentido, o foco no Ensino Fundamental tem significado não um aumento global do recurso destinado a educação, mas antes uma restrição ainda maior para as outras etapas da educação básica brasileira; pois destacamos além de não ampliar recursos, os nossos poderes públicos implantam reformas sem considera a realidade do sistema e sem nenhuma preparação ou organização previa da escola.

Na estrutura da escola, bem como demandaria uma atenção especial a crianças de 6 anos que agora, entraria em massa nesse nível de ensino, que embora a reformulação da (LDB) refere-se ao Ensino Fundamental, a educação infantil certamente seria afetado.

Foi dado inicio a uma pesquisa em 2008, sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos, em um município paulista apontando a entrada das crianças no Ensino Fundamental em massa, aos 6 anos de idade que despertou nosso interesse em saber como elas eram consideradas como alunos dessa etapa da educação básica. Por outro lado interessou-nos acompanhar como essas mudanças no Ensino Fundamental se referia na educação infantil e como em outros níveis o poder publico conduziria esse processo.

Os sistemas de ensino vêm cada vez, mais se destacando com os projetos que são aprovados com base na resolução dos conselhos municipal da educação (MEC) no final de 2006 procuramos transitar entre analises da política educacional e a analise da pratica pedagógica que materializa-se no âmbito escolar, conforme a proposta por ROCKWELL (1996). Sabemos que a nova estrutura do Ensino Fundamental no município selecionado para estudo teve inicio em 2007. Legalmente, essa reorganização foi aprovada pelo conselho municipal da educação em dezembro de (2006),assim destacamos o fato de que não houve participação dos profissionais da escola nesse processo. Diretores, professores e coordenadores foram surpreendidos no inicio do ano letivo em 2007, com a noticia de que a parti daquele ano as crianças ingressariam aos 6 anos no Ensino Fundamental e esse nível de ensino passaria a ser composto de 9 anos. Por o outro lado ao menos aqueles professores que atuariam no novo 1º ano foram chamados para tomar conhecimento da medida e considerados a participar de um processo de formação continuada que teve inicio em março de 2007. Durante o encontro um novo referencial curricular foi proposto, onde teve debate com os professores e havendo buscas de recursos para poder ter bons resultados, para os professores do magistério que constatamos, em relação à implantação do ensino fundamental de 9 anos, todos esforços da Secretaria Municipal da Educação (SME) se dirigiam para este nível de ensino. Pois sabemos que a estrutura da educação é a base para poder enfrentar o ensino fundamental maior, para se ter bons resultado na aprendizagem do aluno. É aonde o professor sente força para preparar seus alunos de 5º ano para sair da segunda etapa para a 3º etapa sabendo ler e escreve.

Quando o professor ensina brincando e torna uma aula criativa, as crianças sente gosto pelo que estuda. Precisam preparar melhor as crianças na educação infantil para que elas venham ser do homem para o mais alto nível de desenvolvimento possível para individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com