TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA

Por:   •  5/11/2015  •  Artigo  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA

Benedita Lucila Zeferino da Silva

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre da importância da participação da família no desenvolvimento escolar da criança. Elencar a parceria da escola com a família a fim de juntas caminharem num só objetivo, que é formar cidadãos de direitos. Ressalta as características familiares atuais, conceituando um novo modelo familiar. Sabemos que o envolvimento dos pais com a escola é essencial para a aprendizagem de sucessos dos alunos. Não basta que os pais saibam que o filho vai a todas as aulas e realize as outras tarefas, eles precisam ter interesse no que cada tarefa consiste e mostrar que estarão ali, apoiando a criança ou adolescente ,independente de seu desempenho. Portanto, buscar-se-á através desse trabalho estimular e conscientizar professores, pais e alunos, que vivemos num mundo social, onde somos sujeitos de transformações e que devemos, portanto, estar interagido com o mundo que nos rodeia. E, para o desenvolvimento significativo na aprendizagem da criança é necessário uma participação maior dos pais na vida escolar dos seus filhos, pois, a escola tem o papel de orientar os pais sobre os objetivos que ela espera que seus alunos atinjam, promovendo assim uma maior interação entre família e escola.

Palavras-chave: Família; Alunos; Escola; Interação.


INTRODUÇÃO

Sabemos que a participação das famílias dos alunos no ambiente escolar faz a diferença, uma vez que a família se torna uma forte aliada da escola, estamos em um período em que os maiores obstáculos da sociedade são a dissociação dos valores familiares. A conscientização e a interação família/escola são de grande valia para o resgate desses valores.

Essa parceria ajuda a criança a ter um equilíbrio educacional, pois é suma importância a criança sentir-se valorizada e o acompanhamento dos pais na sua vida escolar, abre portas para um bom desempenho na sua aprendizagem. A colaboração dos pais juntamente com a comunidade escolar ajuda no sistema de ensino/aprendizagem da criança.

Tendo como mesmos objetivos, desenvolvimento da criança, a união, família/escola, dependem de uma relação duradoura, onde o respeito entra em primeiro lugar, portanto o preconceito, as discriminações não podem existir.

Entretanto, este trabalho procurou-se enfatizar qual a real importância da participação da família no âmbito escolar, no processo ensino aprendizagem das crianças/alunos.

Entende-se que existe uma grande influência da família no desenvolvimento das crianças, o que pode contribuir positivamente ou negativamente na sua vida escolar, e na família elas encontrão seu referencial, valores, comportamentos, crenças e costumes. A escola precisa buscar meios para inserir a família no contexto escolar de seus filhos, percebendo assim sua importância no desenvolvimento da criança.

Portanto, aão há como pensarmos em educação sem o envolvimento da família nesse processo. Escola e família são instituições sociais muito presentes na vida escolar do aluno, de forma que só se pode pensar em sucesso educativo se pensar também em trabalho conjunto. Educar é sem dúvida um papel que recai sobre a família e a escola. Por isso, quanto maior for essa relação, melhor será o resultado.

Pais e professores têm objetivos comuns e precisam ser o mais cordiais, coerentes e responsáveis nesse processo. Como família e escola podem desenvolver ações conjuntas contribuindo na aprendizagem do educando e se tornando verdadeiros parceiros? De que forma a participação da família na escola poderá contribuir com a aprendizagem do aluno? Em fim foram muitas inquietações, que me levou a desenvolver este trabalho, com foco neste tema.

Por já acreditar muito que essa relação família escola gerava uma parceria muito positiva, daí então começou a busca pela pesquisa bibliográfica.
Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é verificar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos, bem como da integração entre família e escola para o bom aprendizado da criança.

A problemática dos dias atuais e em foco nos faz analisar a situação atual dos pais e suas dificuldades em acompanhar o processo escolar dos filhos, assim como sua postura em relação à escola. É importante a necessidade de uma conscientização grande de todos para que possam estar envolvidos nestas mudanças no processo de constante educar os filhos. Pois não cabem somente os profissionais, mas sim toda a sociedade a responsabilidade pela educação destes jovens, desta nova geração.

No entanto, o presente estudo justifica-se ainda pela necessidade de contribuir no processo ensino aprendizagem das crianças e por entender que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo.

É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

Não há como conceber um compartilhamento da ação educativa sem considerar os contatos entre as famílias e os educadores. Essa é uma questão primordial que podem ser de várias naturezas: contatos rotineiros, reunião de pais, reuniões de conselho de escola, comemorações, trabalho do professor e informações da própria criança. Todas as formas de contatos entre escola e família sevem para aproximar ainda mais as famílias do universo escolar, pois quanto mais à escola conhece o aluno e sua família mais próxima estarão do sucesso na educação e da aprendizagem dele.

Em fim, a família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Percebe-se dessa forma, que a interação família/escola é necessária para que ambas conheçam suas realidades e suas limitações e busquem caminhos que permitam facilitar o entrosamento entre si, para o sucesso educacional do filho/aluno.

DESENVOLVIMENTO

A Parceria da Família e a Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com