TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Valorização do professor

Um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas de hoje é o “fazer-se” de tal modo que a educação para todos seja possível. Contudo, é lamentável que ainda encontremos em grande número – podemos até dizer, uma maioria esmagadora – de escolas que não se preocupam em desenvolver meios de trabalho que atendam a todos de maneira eficaz e eficiente, promovendo ao grupo aquilo que se propõe inicialmente: uma educação de qualidade que atinja a todos os setores da escola, ou seja, equipe docente, discente, alunado etc.

Diante deste cenário, quando falamos em educação inclusiva, podemos interpretar que a escola que abraça esta causa deve se reinventar, de forma que faça uma análise de toda a sua prática e aplique modificações substanciais a fim de atender as demandas desses alunos que possuem necessidades especiais. Somente o fato de uma escola atender a todo o público, independente de sua necessidade, já demonstra que está disposta a corresponder à expectativa de criar novas ideias e estratégias que proporcionarão uma educação mais completa a todos. E, de fato, essas crianças que chegam à essas escolas com algum tipo de necessidade diferenciada são a válvula propulsora para a criação desses novos caminhos educacionais.

Para tal feito, é evidente que as escolas precisam cada vez mais se aperfeiçoar em termos de métodos e metodologias capazes de desenvolver tudo aquilo que uma criança, com ou sem necessidades especiais, tem o potencial de desenvolver. Embora algumas necessidades sejam particulares, a educação deve ser pensada num todo, no coletivo, resultando no aprendizado de todos. É claro que a escola, instituição, deve compreender que os níveis de apreensão de conteúdo e as formas com que isso se dá variarão de acordo com cada criança, porém cabe a ela desenvolver essas práticas e estimular para que seus professores correspondam a esta perspectiva.

Durante muitas e muitas décadas, ao longo da história educacional mundial, as crianças portadoras de qualquer tipo de necessidade diferenciada eram vistas como incapazes, e não havia qualquer tipo de investimento para que suas habilidades fossem desenvolvidas. Felizmente, este quadro vem sendo modificado e podemos até dizer que uma mudança cultural a este respeito vem fazendo com que as escolas se tornem mais humanitárias e igualitárias. Ou seja, o que antes era culturalmente excluído pela sociedade vem sendo incluído, aceito, compreendido. O espaço dedicado a essas crianças hoje é muito maior em relação a todo o histórico educacional que temos, contudo, ainda há muito a ser feito nesse aspecto. E isto se deve não só a mudança de pensamento de toda a sociedade, mas principalmente, da comunidade escolar, de modo geral.

As mudanças são difíceis, mas necessárias. Há muita resistência das pessoas às mudanças, e nas escolas, isto não é diferente. Elas se deparam com a dualidade entre modificar para atender às exigências dos novos desafios, mas manter o que já existe e que, ocasionalmente, dá certo. Com isso, muitas escolas optam por não modificar seu estado atual e preferem permanecer como são. Outras já aceitam as mudanças e as encaram de maneira positiva, mas não conseguem contrabalanceá-las para que não interfiram no que já existe e funciona. Enfim, qualquer tipo de conduta adotada terá duas limitações e estas serão sentidas tanto individualmente quanto coletivamente por todos. Por isso, a participação de todos – escola, alunos, responsáveis, comunidade – é crucial para que estas mudanças tão necessárias para se obter uma educação inclusiva e de qualidade a todos sejam bem sucedidas.

Embora esta ação coletiva de suma importância para o bom desenvolvimento de uma escola dita “para todos”, o professor é uma peça chave dentro deste processo. As modificações estruturais e organizacionais das escolas não são responsáveis sozinhas pelo sucesso da educação de cada indivíduo. O professor que é o agente que está de frente nesta empreitada de auxiliar no desenvolvimento das habilidades dos alunos a partir de suas necessidades, precisa ser visto e encarado como fator fundamental para que essas modificações façam sentido. Quando a escola encoraja sua equipe de professores a repensarem as suas práticas em prol de modificações essenciais para a inclusão desses alunos, está incitando a experimentação de novas formas de trabalhos ainda não utilizados por eles, até então.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com