TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA DA INFÂNCIA

TRABALHO 1

NOMES: (membros do grupo)

QUESTÕES:

  1. A partir da gravura:

[pic 1]

                                                                      Os três irmãos – ANKER

Explicar a perspectiva do movimento do bebê da gravura, no contexto observado, e argumentar qual a necessidade atualmente, nas escolas de educação infantil:

RESPOSTA FUNDAMENTADA:

Quando o bebê começa a engatinhar (reflexo de babinsky) ela deve ter espaço, pois isso deve ser feito de forma natural, ela deve ter lugar para conhecer o seu próprio corpo e espaço onde vive, para então futuramente começar a andar (reflexo da Marcha) ganhar equilíbrio e coordenação, isso deve ser feito sem a ajuda de andadores, pois não é seguro e pode causar problemas na coluna da criança. Atualmente as pré-escolas e creches devem possuir espaço amplo, colchonetes, legos, bolas variadas, matérias de espuma etc, para auxiliar no desenvolvimento das crianças.

Segundo Jean Piaget é através das experiências que a criança vai desenvolvendo habilidades motoras, a gravura sugere que a criança esteja na fase chamada por ele de sensório motor (0 a 2 anos) de seu desenvolvimento, onde através de suas vivencias vai criando habilidades cognitivas e motoras, por isso a necessidade atual de locais onde as crianças possam exploram melhor o ambiente em creches e escolas.

  1. A partir da gravura:

[pic 2]

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umpXEdtdg3d4HQANmXSM9gc9ep3XVDuRqhQSj3Sv8GpGskJuFnYaHVfyqabr/ge-25-gestao-escolar-rodas-conversa-linguagem-oral-1.jpeg

A linguagem oral está presente no cotidiano das creches e pré-escolas. Porém é preciso lembrar que, para se comunicar, não basta saber falar. As crianças têm de se apropriar dos modos sociais de expressão nas diferentes situações do dia a dia: no diálogo, na conversa coletiva, em ocasiões informais ou formais.

Por que?

RESPOSTA FUNDAMENTADA:

        A medida que a criança vai crescendo, fica claro que não somente a linguagem verbal é importante, pois usamos a linguagem não verbal também na sociedade, desde muito pequena ainda a criança vai se apropriando do letramento que é a leitura do mundo através dos sons , dos movimentos ao seu redor, musicas entre outras coisas, a criança vai fazendo a leitura das expressões faciais da mãe e passa a reconhecer a quando está brava triste,  depois ela adquire a oralidade, então na verdade a criança já se comunica com o mundo de forma não verbal desde muito pequena.Vygostsk diz que a criança com menos de um ano de idade não possui representação simbólica e imagens mentais a partir do dois anos a criança passa a ter a representação simbólica. A inteligência prática faz a criança imitar algo, é o primeiro tipo de linguagem.A linguagem surge pela necessidade de se comunicar, os signos podem ser gestos, sons de acordo com a sua cultura. A criança imita situações expressões do dia a dia que vê e ouve, vai assim criando novas possibilidades de dialogo, e vão sendo cada vez mais compreendidas.

    Quanto mais a criança ouve histórias consegue se expressar contar sobre suas experiências, quanto mais voz damos a criança mais ela pode desenvolver   a sua capacidade de comunicação, que é feita através de gestos expressões faciais, movimento corporal, é pois isso também que as escolas trabalham a comunicação através de brincadeiras, do contar historias e rodas de conversas.

     

  1. Discutir a concepção de infância, a partir das perspectivas histórias - que concepções eram feitas sobre Infância?

Definir a infância hoje.

RESPOSTA FUNDAMENTADA:

A  palavra infância vem do latim e significa que não é capaz de falar esse significado a atribuído a primeira infância.Com base em Philippe Ariès a infância surgiu apenas na modernidade ,como uma categoria Social , a infância muda com o tempo e a interferência social, econômica e geográfica, para ele a consciência de sentimento de infância é decorrente de um processo histórico desde então surgiram mudanças na compreensão da infância .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (457 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com