TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HOSPITALAR ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  30/11/2017  •  Bibliografia  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

ESTUDO DIRIGIDO  SOBRE O TEXTO “A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO HOSPITALAR”

Livro : MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando a educação e saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006

  1. Quais as considerações da autora sobre a condição de aprendizagem em situação que difere do cotidiano de uma escola formal?
  2. Quais as habilidades necessárias a um pedagogo hospitalar?
  3. Quais os destaques feitos pela autora sobre a formação do pedagogo que atua em ambiente hospitalar?
  4. No contexto hospitalar, a relação família-escola, também é muito importante,  segundo a autora, o que é importante observar?
  5. No capítulo 7, são apresentadas algumas experiências educativas desenvolvidas em contextos hospitalares, que integram educação e saúde. Destaque pelo menos 2 e comente os pontos que considerou importantes.

1 - A atuação do pedagogo nos hospital consiste também na formação da classe hospitalar com finalidade de recuperar a socialização da criança num processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. O ambiente da classe hospitalar necessita ser diferenciado, acolhedor, com estimulações visuais, brinquedos, jogos ambiente alegre e aconchegante.

2 - O que o docente necessita em sua formação inicial ou continuada são conhecimentos da área da saúde, habilidades e técnicas que resultam na competência, que fazem do profissional da área da saúde um especialista consciente dos seus atos. Assim, necessário que o professor tenha conhecimentos sobre saúde.

3 – É necessário uma formação continuada, pois é através delas que surgem as alterações no espaço educacional, como é o caso da Pedagogia Hospitalar que visa atender um público alvo de crianças, jovens, adultos, adolescentes em tratamento longo hospitalar para responder e valorizar seus direitos a educação e a saúde. Deverá ter sensibilidade, compreensão, criatividade e força de vontade para realizar tal atuação elaborando projetos que integrem a aprendizagem, de maneira específica para crianças hospitalizadas adaptando-as aos padrões que fogem da educação formal, resgatando e integrando-as ao contexto educacional.

4 - Os professores devem buscar parceria com os familiares, que exercem proeminente papel, como figura de apoio e cooperação no sucesso da qualidade do ensino/aprendizagem e na qualidade de vida.  O tempo prolongado de hospitalização é, em alguns casos, um agravante da situação de afastamento de sua família, de sua casa, de suas coisas, de seus brinquedos, de sua escola, de seus afazeres, de suas atividades de lazer, de seus amigos, enfim, de tudo que lhe é caro e que permeia seu mundo infantil.

A possibilidade de integração e interação da criança hospitalizada com colegas, professores, familiares e outros profissionais envolvidos em seu atendimento e acompanhamento pode modificar a experiência de hospitalização, amenizando os efeitos negativos que o ambiente hospitalar muitas vezes provoca nos jovens pacientes.

5 - Brinquedoteca nos hospitais e o Mural Interativo: o fato de diminuir o estresse dos pacientes, assim como o medo do tratamento ambulatorial. Sendo possível o trabalho em salas de esperas e realizar projetos de prevenção, entre outras possibilidades que a realidade de cada contexto possa apresentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com