TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA PARA INCLUSÃO

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.136 Palavras (45 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

QUAL PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL

Pós Graduação em Gestão Escolar Supervisão e Organização Escolar

Aluna: Rosimeire Aparecida Malheiro Puga

Pontal/SP,21 de Setembro de 2016.

DEDICATÓRIA

Ao Senhor Deus que me deu força para enfrentar as dificuldades em todos os momentos da minha vida, aos meus lindos filhos e meu esposo que me dão força para continuar seguindo em frente sem perder a ternura e o desejo de aprender cada dia mais...

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por fortalecer a minha alma e pela sabedoria que tens dados na minha longa caminhada, mesmo com as dificuldades, eu sinto a força de Deus me erguendo a cada batalha.

Aos meus filhos que são ótimos filhos e meu esposo, graças a eles que eu não desisto mediante as dificuldades, pois quero ser sempre uma boa mãe uma boa esposa e dar bons exemplos, principalmente na vida acadêmica.

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................

Justificativa........................................................................................

Capítulo I – REFERENCIAL TEÓRICO.............................................

1. Breve Histórico da Inclusão das pessoas com deficiência na escola..............

2. Construção de uma escola inclusiva ...............................................................

3. Inclusão: Uma Realidade? ..............................................................................

4. Inclusão: Possiblidade de articulação com diferentes setores.........................

5. O papel do gestor frente a inclusão..................................................................

Capítulo II – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .........................

6. A escola como objeto da pesquisa ...................................................................

Capítulo III – ANALISE DE DADOS E RESULTADOS ...................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................

REFERENCIAS...................................................................................

APÊNDICE..........................................................................................

“Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan, 2002)

RESUMO

        O presente estudo para a realização do trabalho escolhido foi, a Gestão Escolar frente a novos desafios da educação inclusiva, principalmente no que se refere a colocação de sujeitos com transtorno globais do desenvolvimento(TGD).A Gestão Escolar deve repensar sua atuação frente as dificuldades especificas  no processo de escolarização desses educandos e atuar para que de fato sejam oportunizados a esses indivíduos alternativas metodológicas no processo de aprendizagem, e quais as soluções cabíveis a essa realidade.

Palavras-chave: Gestor; inclusão; deficiências; paradigmas; habilidades.

        

ABSTRACT

The present study to carry out the chosen work was, School Management facing new challenges of inclusive education, especially regarding the placement of subjects with global developmental disorder (TGD). School Management should rethink its performance in the face of difficulties Specific in the process of schooling of these learners and to act so that these individuals are in fact offered alternative methodologies in the learning process, And what solutions are suitable to this reality.

Keywords: Manager; inclusion; Disabilities; Skills.

INTRODUÇÃO

 

O contexto para a realização do trabalho escolhido foi a análise e observação das Escolas públicas de Educação Básica de Pontal-SP e a Apae Associação Dos Pais e Amigos Dos Excepicionais de Pontal. Os desafios que o Gestor Educacional frente a receber alunos com deficiência. E quais as soluções cabíveis a essa realidade.

Um desenho feito com uma só cor tem muito valor e significado, mas não como negar que a introdução de matizes e tonalidades amplia o conteúdo e a riqueza visual. Foi a favor da diversidade e pensando no direito de todos de aprender que a Lei nº7.853 (que obriga todas as escolas aceitar matriculas de alunos com deficiência e transforma em crime a recusa a esse direito) foi aprovada em 1989 e regulamentada em 1999. Graças a isso o número de crianças e jovens com deficiência nas salas de aula regulares não para de crescer em 2001, eram 81 mil, em2002, 110mil e 2009, mais de 386 mil, incluídas ai as deficiências, o transtorno global do desenvolvimento e as altas habilidades.

Vale ressaltar que hoje, boa parte das escolas na perspectiva inclusiva tem estudantes assim. Mas com certeza não promove atendimento adequado para o desenvolvimento deles.

Muitos Gestores ainda não sabem como atender as demandas especificas e, apesar de acolher essas crianças e jovens, ainda tem dúvidas em relação à eficácia da inclusão, ao trabalho de convencimento dos pais( de alunos com e sem deficiência) e da equipe a adaptação do espaço e dos materiais pedagógicos e os procedimentos administrativos necessários.

Para quebrar antigos paradigmas e incluir de verdade todo Diretor e Gestor tem um papel central. Afinal, é da Gestão Escolar que partem as decisões sobre a formação dos professores, as mudanças estruturais e as relações com a comunidade. Tal adequação requer a adoção de novas posturas pedagógicas, a saber: elaboração, escolha e desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas, modificando a dinâmica escolar.

A inciativa de pesquisar essa temática nasceu de observações e vivencias como profissional da Educação Pública espaço em que podemos compreender a importância do papel do Gestor Escolar frente ao contexto da Inclusão Social, visto que a Gestão é dividida em várias partes para facilitar o processo de integração e inclusão da pessoa com deficiência(PCD), viabilizando assim o desenvolvimento de ações que contribuem de fato, para consolidação da inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (341.1 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com