TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA COMO ASPECTO FORMATIVO

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

 A PESQUISA COMO ASPECTO FORMATIVO INDISPENSÁVEL  À             QUALIDADE DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

A autora do texto faz uma abordagem ao tema da pesquisa, em contribuição ao estagio supervisionado para a formação do profissional em educação, o professor.

Nesse contexto o estagio estabelece um vinculo, ainda que pequeno entre o conhecimento teórico e a oportunidade de vivenciar na pratica os conhecimentos adquiridos no curso de graduação.

A pesquisa nesse caso, possibilita a compreensão e a aproximação da realidade que a formação e a atuação docente são um processo inacabado e continuo que objetiva, uma constante reflexão, sobre o próprio desenvolvimento profissional.  

A PESQUISA NO ESTAGIO CURRICULAR  

 A  autora utiliza- se de uma fala feita por PIMENTA  1994, p. 21, onde ele diz que o estagio é ‘’ a parte mais pratica do curso, em contra posição as demais disciplinas consideradas como a parte mais teórica ‘’. O estagio é como um campo de novas vivencias e aprendizados voltados a observação monitoria, planejamento, regência,dentre outros, de forma a estabelecer conexões e um certo confronto entre os discursos e teorizações sobre as situações encontradas no campo de atuação.

O aluno que pratica o estagio supervisionado deve ter uma reflexão e critica voltada a pratica profissional, aos referenciais teóricos e a sua produção própria.

Segundo PIMENTA 1994, o estagio é associado a condição pratica do curso de formação de professores, em outras palavras, a pratica de ensinar Para Corte, o estagio é considerado um importante elemento formados pois sempre esteve presente nos currículos  dos cursos de formação e mudam conforme as políticas  públicas ou a mudança da própria sociedade.

Corte defende que, é preciso trabalhar o contexto pratico junto ao teórico, ancorando- se na atividade  docente, pois são elementos indissociáveis e complementam uma a outra. Para Freitas 1992 a separação da teoria e da pratica gera consequências, de modo que esta ultima fica restrita apenas para disciplinas chamadas de Pratica de Ensino e Estagio Supervisionado nos últimos anos da formação acadêmica, sendo que os primeiros são disciplinas teóricas, como se o conhecimento pudesse ser primeiro adquirido e depois praticado, mas no caso deveriam andar junto pois são elementos indissociáveis.

Segundo DEMO  2002, o sujeito que ensina necessita pesquisar e o sujeito que pesquisa necessita ensinar , desse modo o pesquisador e o aprendiz que consiste em questionar as situações que vivencia. Para o autor a teoria exige habilidades de elaboração própria e a pratica necessita da investigação do contexto para aproxima-lo da teoria, recriar e mudar, nesse caso vale ressaltar que estagio precisa estimular o aluno a pesquisar, questionar,  e construir cientificamente, pois essa construção cientifica se da por  meio da interação  entre a pratica e a teoria.

A metodologia usada na pesquisa do artigo foi um questionário aberto a duas pedagogas e orientadores de estagio de uma universidade do estado de RS.

Elas destacaram que priorizam as praticas de pesquisa desenvolvidas  por seus alunos estagiários e suas pesquisas ocorrem por meio da contextualização da realidade do estagio, a pesquisa documental (Proposta pedagógica da escola, planos de estudos, plano de educação financeira da escola, calendário escolar, plano de gestão, entre outros), a pesquisa sócio- antropológica, pesquisa quanto o fator que acarretem na  dificuldade de aprendizagem dos alunos, pesquisa quanto ao nível de alfabetização dos alunos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com