TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS E O QUE RELATAM OS ESPECIALISTAS SOBRE OS ASPECTOS POSITIVOS DA AMIZADE NA SAÚDE?

Por:   •  14/6/2020  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

O que mostram as pesquisas e o que relatam os especialistas sobre os aspectos positivos da amizade na saúde?

Estar inserido na sociedade, vivenciando ao lado de amigos momentos e experiências, nos proporcionam sentimentos ligados diretamente com nossas percepções e podendo amenizar assim possíveis doenças psíquicas a serem desenvolvidas com o passar do tempo. O fato de nos sentirmos bem em estar com pessoas que gostamos, consequentemente tende a deixar as pessoas mais felizes melhorando sua qualidade de vida.

De acordo com Antonio Freire, médico psiquiatra e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a integração geral de pessoas que estejam doentes, com os amigos, melhora a qualidade de vida revigorando a perspectiva cuidadosa das relações, para ele os amigos assumem papéis de apoiadores proporcionando uma melhor relação entre amigos.

Antonio diz ainda que observações feitas por cientistas apontam que pacientes psiquiátricos se sentem mais à vontade ao realizar atividades envolvidas com seus amigos e que gostariam que por vez fossem mais requisitados por eles. Nossos amigos podem compreender quando há alguma coisa de anormal acontecendo, seja por meio de uma conversa ou observação de atitudes que demonstrem sentimentos mais depressivos, isso irá fazer com que os amigos auxiliem e a incentivem a busca de ajuda profissional.

Suzana Wolff, doutora em envelhecimento saudável, cita o estudo da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, que diz que pessoas que costumam viver mais e melhor são as que se relacionam melhor com outras pessoas. Para ela hábitos saudáveis como uma boa alimentação, exercícios físicos e relações amistosas com familiares e amigos garantem uma vida mais prazerosa para se viver mais.

Em seu artigo sobre a relação entre a velhice e a depressão, ALMEIDA e CHAVES MAIA (2010) deixam claro que a depressão é muito mais comum em pessoas que não possuem laços de amizade ou familiares próximos, dizendo que “relações amigas têm se mostrado eficazes no combate à solidão, à depressão, à imobilidade e ao suicídio”.

Fortalecendo isso, Peter Henningen, neurologista e psiquiatra da Universidade Técnica de Munique em entrevista à Revista Scientific American, ressalta a importância do afeto e diria até que o mesmo é vital. Além da importância da amizade, Henningen diz que o otimismo e o bom-humor são extremamentes significáveis na promoção de saúde e qualidade de vida.

Baseado nas pesquisas e estudos atuais, é fácil de afirmar a importância da amizade na saúde, ainda mais no contexto social, econômico e político que vivemos hoje. Uma forte evidência disso é o papel da amizade na prevenção da depressão, já disposto anteriormente, citando ALMEIDA e CHAVES MAIA (2010). Uma forma de fortalecer isso, é consolidar laços existentes e incentivar a criação de novos círculos de amizade. Uma sugestão seria instigar as crianças desde cedo a criar vínculos, usando como ferramenta principal a escola, trabalhando a importância da amizade para a saúde.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Ana Kelly; CHAVES MAIA, Eulalia Maria. Amizade, idoso e qualidade de vida: revisão bibliográfica. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 4, 2010.

QUAL a importância dos laços de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com