TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR...........................................6

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da importância do estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a fundamentação da pratica docente, para que assim, o professor possa abranger suas habilidades e aprendizagens ao longo de cada etapa da educação. Sendo um documento muito importante e que os brasileiros devem ter conhecimento, pois envolve da educação infantil ao ensino médio, integrando algumas áreas fundamentais para o desenvolvimento do aluno, como pessoa e no meio em que vive.

Todas as áreas que são abrangidas pela BNCC rompem a maneira tradicional e promovem meios interativos, fazendo cada individuo despertar em si o desenvolvimento na área. A compreensão também faz parte deste meio de conhecimento e trará melhores aspectos nas atividades escolares.

Para que as práticas educacionais sejam colocadas em sala de aula e melhorem o desenvolvimento do aluno é preciso que o professor tenha uma prática, a organização e planejamento, tendo os princípios de integração que fará ter sentido e dará significado aos conhecimentos adquiridos, sendo assim, o professor terá que dominar em área própria de trabalho, produzindo conhecimento e qualidade, favorecendo a comunicação em vários meios de componentes curriculares.

Criando um novo trabalho pedagógico o professor deve instigar os alunos no seu dia-a-dia, fazendo-os superar suas dificuldades, vencendo desafios, usado outros caminhos com novas metodologias, para isso o mesmo deve ter uma formação contínua, ou seja, sempre buscando novos conhecimentos, abrangendo cada vez mais aprimorar cada área de conhecimento, formando assim um individuo que saiba que o saber vai além do ensino em sala de aula.

Assim dentro dente contexto deve-se tomar nota que o plano de aula estará sempre em constante transformação para que os resultados sejam cada vez mais positivos, dando ao aluno a capacidade de entendimento não só da disciplina, mas também da sua vida for das paredes da escola, tornando-o um indivíduo preparado para o mundo.

Diante este pressuposto, este trabalho apresenta um plano de aula docente interdisciplinar que está dentro das normas da BNCC.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra-se importante por fundamentar a prática docente, de forma a tornar-se uma referência segura sobre a qual profissional deve se nortear, determinando as aprendizagens essenciais ao longo de cada etapa da educação. Os professores necessitarão cada vez mais adaptar suas metodologias, uma vez que as mudanças nos processos pedagógicos são recentes e constantes, e apresentam-se de maneira progressiva.

O estudo do documento mostra-se relevante, pois através dele é possível abranger as novas habilidades do século 21, respeitando as diversidades regionais, aliando-as aos conteúdos da BNCC, e torna-se não apenas necessário, mas também imprescindível para as novas competências da educação.

O documento determina o que os brasileiros devem estudar, da educação infantil ao ensino médio, definindo o papel dos professores e das escolas nos sistemas educacionais, relacionando-os com os alunos e as suas famílias. Além disso, auxilia na definição dos elementos fundamentais a serem trabalhados nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.

Dentre as disciplinas fundamentais está a Educação Física, componente obrigatório do currículo do Ensino Fundamental e Médio, integra a proposta político-pedagógica das escolas e será facultativa ao aluno apenas nas circunstâncias previstas na LDB. Desse modo, ao educador é imprescindível tomar o educando nas suas múltiplas dimensões – intelectual, social, física e emocional – e situá-las no âmbito do contexto sociocultural em que educador e educando estão inseridos. Visando romper com a maneira tradicional, as diretrizes propõem-se os seguintes elementos articuladores do ensino da educação física: • Cultura Corporal e Corpo; • Cultura Corporal e Ludicidade; • Cultura Corporal e Saúde; • Cultura Corporal e Mundo do Trabalho; • Cultura Corporal e Desportivização; • Cultura Corporal – Técnica e Tática; • Cultura Corporal e Lazer; • Cultura Corporal e Diversidade; • Cultura Corporal e Mídia. Destarte, os elementos articuladores alargam a compreensão das práticas corporais, indicam múltiplas possibilidades de intervenção pedagógica em situações que surgem no cotidiano escolar e social.

O estudo da Língua Portuguesa entende a importância de falar e escrever bem, seja na forma culta ou popular. Esse processo ensino aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento de cada indivíduo de modo integral. A área de linguagens é muito importante para que os alunos se apropriem com cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual estão inseridos com: compreender as linguagens, conhecer e explorar diversas práticas de linguagem, utilizar diferentes meios de linguagem. O ensino de História nas séries iniciais busca envolver as crianças num sentido de valorização de sua própria história, alicerçando-se assim, para a aquisição de história local e do mundo.

O estudo de História deve partir da própria história de vida do aluno, avançando para o estudo da história local que deve ser apresentada como algo vivo e vibrante, capaz de despertar paixão e colaborar para a compreensão de mundo. O processo ensino-aprendizagem de Geografia é fator relevante nos dias atuais, pois vivemos um momento em que essa disciplina, ao estudar o espaço geográfico e tantos outros objetos importantes para a sociedade, nos traz grandes aprendizados para o campo do saber geográfico. Assim, podemos afirmar que o ensino e a aprendizagem de Geografia são aspectos relevantes nas atividades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com