TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Por:   •  17/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO

UNESF

JATIANE ANTONIA

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Colônia Leopoldina-Al

Fevereiro/2016

JATIANE ANTONIA

Trabalho apresentado à disciplina de Profissionalização docente do Curso de Teologia e Pedagogia, da UNESF.

Colônia Leopoldina-Al

FEVEREIRO/2016

INTRODUÇÃO

        O tema profissionalização docente tem sido amplamente debatido em nossa sociedade por diferentes instituições vinculadas ou não ao campo educacional. O professor como pessoa do processo educativo deve estar sempre se auto avaliando com atividades  para que supere as dificuldades buscando conhecimento e melhorando o trabalho coletivo na escola. De acordo com Fidalgo e Machado (2000), a profissionalização “possui uma dimensão cognitiva, ligada a um corpo de saberes específico e apenas acessível ao grupo profissional [...] dimensões normativa e valorativa, que definem o papel social e hierárquico da profissão no conjunto da sociedade.” (FIDALGO; MACHADO, 2000, p. 262).

Profissionalização docente

        O termo profissão, proveniente do latim professio, estabelece relações semânticas com os vocábulos declaração, emprego, exercício, profissão e ocupação. o. O conceito de profissão pode ainda ser definido como algo que “[...] é utilizado para identificar um grupo altamente formado, competente, especializado e dedicado, que corresponde efetiva e eficientemente à confiança pública” (POPKEWITZ apud VEIGA, 2005, p.40).

        A profissionalização une uma série de ações e medidas de que se faz uso direta ou indiretamente para produzir melhorias no desempenho das atividades profissionais. Se tratando da docência, isto implica em uma mudança de padrão na profissão, se tornando contrário aos modelos passados, onde o professor não tinha seus direitos como profissionais regularizados por lei. Não havia caminhos que norteassem esses profissionais, ou leis que os amparassem legalmente. O professor assume o papel de mero executor de tarefas elaboradas por especialistas, para se colocar em um novo paradigma, que é o da profissionalização, no qual ele deverá assumir a condição de autor da própria identidade profissional.

        Desde a década de noventa do século passado, as discussões acerca da profissão docente adquiriram grande relevância na sociedade como um todo e também nos meios acadêmicos. A profissionalização caracteriza-se pelo movimento que busca a valoração social da profissão dos professores. De acordo com Guimarães (2006, p. 132), este termo “refere-se à constituição do estatuto profissional do professor”. Sendo que “estatuto” reporta-se “à condição de um segmento profissional na sociedade” (Ibid. p. 132). Isto significa que, ao falarmos em estatuto profissional do professor, precisamos considerar os limites da formação inicial e a continuada, as condições de trabalho deste (material, humano e financeiro), jornada de trabalho, remuneração adequada e vinculação a sindicatos e associações. Contreras (2002, p. 58-59) argumenta que a profissionalização é uma condição importante para que os professores sejam tratados como profissionais.

        Hoje, falar de docente, geralmente, é falar de capacitação, salários e avaliação de desempenho. A formação em serviço tem sido a estratégia das reformas para melhorar o desempenho docente, sendo utilizada em alguns casos a avaliação de desempenho. A docência é uma profissão com profundo sentido e compromisso humano, porém uma profissão em toda a extensão da palavra. Como tal, deve constituir-se prioridade das políticas públicas. O desenvolvimento e fortalecimento da profissão docente é responsabilidade de múltiplos atores comprometidos com alianças intersetoriais e articulações para a construção de consensos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com