TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRESSÃO CONTINUADA X APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.254 Palavras (22 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAISSA MORENO QUIRINO

LARA ALTIERI MAZZO

PROGRESSÃO CONTINUADA X APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

BAURU

2016


RAISSA MORENO QUIRINO

LARA ALTIERI MAZZO

PROGRESSÃO CONTINUADA X APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

A Pesquisa apresentada a Universidade Paulista - UNIP – Bauru – Curso de Pedagogia, como requisito para elaboração da Atividade Prática Supervisionada.

                                                Orientadora: Profa. Dra. Paula Martins da Silva.

Bauru

2016


Resumo

Este trabalho objetiva analisar a Progressão Continuada, Ciclos e Aprovação/Promoção Automática. Apresenta dados de pesquisa onde à busca foi identificar implicações da progressão continuada na avaliação escolar, e analisar a fundo a questão de progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo, por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevista com um professor de uma escola Estadual do interior de São Paulo.

Palavras chaves: Progressão Continuada, Ciclos, Aprovação/Promoção Automática.


Sumário

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2.JUSTIFICATIVA.....................................................................................................4

3.OBJETIVOS...........................................................................................................5

    3.1.Objetivo Geral

    3.2.Objetivos Específicos

4.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................6

    4.1.Afinal, o que é Progressão Continuada?......................................................6

    4.2.Ciclos..........................................................................................................8

    4.3.Aprovação Automática/ Promoção Automática...........................................10

    4.4.Progressão Continuadax Aprovação/Promoção Automática........................11

5.METODOLOGIA..................................................................................................14

5.1.QUESTIONÁRIO..............................................................................................16

6.CONCLUSÃO......................................................................................................18

7.BIBLIOGRAFIA................................................................................................21



1.INTRODUÇÃO

De acordo, com os autores José Carlos Libâneo, João Ferreira Oliveira e Mirza Seabra Toschi (2009), As atuais políticas educacionais e organizativas caracterizam o mundo contemporâneo, compreendidas em: transformações econômicas, políticas, culturais e geográficas que qualificam o mundo atual.         Essas políticas educativas, basicamente visam o objetivo de reduzir as desigualdades de escolarização, onde o ensino era concedido de modo preferencial para poucos favorecidos. Designou-se então, a reforma dos sistemas educativos como prioritária, e desde então, vem sendo formuladas as estratégias para futuras reformas que giram em torno de pontos específicos, interligados a politica educacional orientada pela politica curricular, que são: novas qualidades educativas, mudança de currículos, gestão educacional, na avaliação dos sistemas e profissionalização dos professores.

        Em busca dessa grande mudança, e melhoria de ensino, a educação no Brasil tornou-se principal conteúdo de estudo, visando encontrar nos dados de mediadores aplicados a alunos (Saresp, Prova Brasil e etc) uma base para possíveis novas estruturações, planejamentos ou replanejamentos dos métodos de ensino na Educação, onde o foco é o profissional poder acompanhar e avaliar a qualidade do ensino aplicado.

Por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a partir de 1990, as iniciativas de implantação de avaliações externas em larga escala se intensificaram no Brasil. Avaliações essas que têm como características, a definição de uma matriz de avaliação, na qual são especificados os objetos de avaliação, e o emprego de provas padronizadas, para que sejam possíveis, quando cabíveis, comparações baseadas em resultados mais objetivos.

Ao mesmo tempo em que se intensificam a avaliação de sistemas, que tende, progressivamente, a recair no cotidiano escolar, nota-se a implantação de alternativas de reorganização do ensino rompendo a seriedade e estabelecendo a progressão continuada.

As fundamentações, concepções e práticas de avaliação dessas alternativas contradizem as tradicionalmente adotadas nas escolas. Desse modo, no cotidiano escolar, estão presentes as avaliações internas e também as externas, tal como delimitadas por Vianna (2003):

Quando nos referimos às avaliações internas, temos em mente aquelas realizadas pelas escolas. É evidente que a avaliação na escola é parte do processo formativo, constituindo o trinômio ensino-aprendizagem-avaliação, sob a orientação do professor. [...] As avaliações externas, realizadas quase sempre mediante proposta dos órgãos diretivos do sistema (Ministério da Educação, Secretarias de Estado da Educação), são recomendáveis, na medida em que representam um trabalho não comprometido com a administração educacional e as políticas que a orientam. São avaliações que traduzem uma visão de fora e supostamente isentas em relação a possíveis idiossincrasias próprias dos sistemas educacionais. (p. 17-18)

No estado de São Paulo, a progressão continuada foi à medida que teve maior impacto na avaliação interna, com a organização do ensino em ciclos. O Regime de Progressão Continuada especificamente adotado no Estado de São Paulo/ Brasil, foi implementado a partir de 1998, com base na LDB 9394/96 (BRASIL, 1996). Assim sendo, os professores que lecionariam em ciclos deveriam atuar de forma distinta do sistema até então utilizado, sendo necessário pensar em uma aprendizagem que fosse contínua, respeitando o ritmo do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (535.9 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com