TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE ATIVIDADE SITUAÇÃO PROBLEMA

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

  FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO
FACULDADE RAIMUNDO MARINHO DE PENEDO
12.432.605/0001-30
[pic 1][pic 2]

PROPOSTA DE ATIVIDADE

SITUAÇÃO PROBLEMA

Você é irmã de uma menina surda, você muito comprometida com o desenvolvimento de sua irmão desde cedo buscou participar da comunidade e da cultura surda, sendo assim fluente em língua de sinais, em, um certo momento, uma pessoa que é leigo ao se tratar da comunidade e da cultura surda, isto é, que não possui nenhum conhecimento sobre língua de sinais, lhe indaga  a seguinte questão: por que a sua irmã não foi oralizada e por que ela não usa aparelho auditivo ou implante coclear? Esses recursos não são importantes para ela sobreviver em sociedade?

Responda a esses questionamentos em, no mínimo, 15 linhas, explicando, ao mesmo tempo, sobre o valor e a importância da Comunidade, da Cultura e da Identidade Surda para os sujeitos surdos.

Uma comunidade surda é essencial para os indivíduos que não fala e nem ouvi, que por terem essa deficiência  vivem margem da sociedade que não tem o devido conhecimento, em função disso as pessoas com essa deficiência sofre  preconceito e discriminação na maioria das vezes, sendo até excluído. Situações como essa descrita acima revela a dificuldade de inserção de indivíduos surdos, que não estejam inseridos em determinados padrões impostos pela sociedade.

Para isso, a comunidade surda atua como uma fonte de segurança e identidade, permitindo que estas pessoas possam exercer sua liberdade e sentirem parte de um grupo que não os olhe com preconceito e descriminação. A cultura surda surge em meio a seus próprios processos de comunicação, inclusão e valores, os quais contribuem para a diversidade cultural nacional.

Em uma comunidade surda é construído  momentos importantes para os indivíduos que ali está, como por exemplo troca de experiência, informações de apoio, formas de enfrentar o preconceito, e lutar por seus direitos e valorização em meio a sociedade. Na comunidade surda não participa apenas pessoas com deficiências, mais família, amigos e apoiadores.

Avenida Durval de Góes Monteiro, 9757M, Tabuleiro dos Martins
82 3325.9574 | maceio@frm.edu.br
[pic 3][pic 4]


Rua XV de Novembro, S/N- Centro
82 3551.2694 | penedo@frm.edu.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (729.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com