TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA CURRICULAR

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFESSORA:

VIVIANE DA COSTA LOPES

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: PRÁTICA CURRICULAR

ALUNO: ADRIANO G RIBEIRO DATA: 13/06/2019

Vivenciando a sala de aula do 1º ano C do ensino fundamental, com a professora Marlene Gonçalves.

O que é ensinar?

Pra mim é repassar conhecimento de uma forma clara e objetiva, respeitando e preservando a dificuldade de cada aluno, ensinar também é aprender a cada dia, pois cada aluno tem o seu diferencial, comportamento, maneira de se expressar e de agir.

Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Os objetivos de ensino devem ser escolhidos baseados nos seguintes aspectos: Adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e aprendizagem a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar se.

As características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.

As condições físicas e o tempo disponível

Sendo os métodos classificados em

1- métodos individualizados de ensino

2- métodos socializados de ensino

3- métodos socio individualizados

Observando a aula da professora Marlene, pude perceber que a maioria dos alunos estão se desenvolvendo muito bem, todos tem suas particularidades, porém uma criança me chamou atenção, é muito dispersa, não consegue acompanhar os colegas, senta em frente a professora devido ser muito falante e brincalhona, segundo ela é uma criança doce, muito inteligente, diria que até mais que os outros alunos e que já foi conversado com os pais da criança para procurar ajuda de um profissional (neuropediatra) para uma avaliação, pelas características do aluno tudo indica que ele tenha Déficit de Atenção, é algo que quanto mais cedo ser tratado melhor para o desenvolvimento educacional da criança.

Isso retrata bem como o educador deve avaliar cada criança, identificando suas dificuldades e suas habilidades afim de tornar, um aprendizado mais harmonioso e eficaz.

Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, Paulo Freire. Para ele ensinar não é transmitir conhecimento, sendo que o nosso pensamento é o posto disso, vemos ensinar como repassar conhecimento, transferir algo que sabemos para alguém.

Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

O relacionamento que construímos com nossos alunos é a porta de entrada para o sucesso pessoal e profissional, pois muitas vezes conseguimos ensinar melhor quando a um respeito mútuo entre ambos, quando convivemos num ambiente harmonioso, onde as pessoas se respeitam e trocam afetos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com