TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação Infantil

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a participação da criança na escola atuando como protagonista de seu desenvolvimento, também apresentar maneiras de como o professor pode promover o protagonismo nas escolas e saber como é importante à interação das crianças nas atividades escolares.

Será mostrado como é importante promover o protagonismo infantil, onde a participação de cada criança é algo valioso. Todos os pequenos tem alguma ideia, opinião, manifestação, gestos, palavras aonde o professor irá construir com as mesmas, a escola e a família uma educação dinâmica e enriquecida.


  1. DESENVOLVIMENTO

O que vem a ser protagonismo infantil? Nada além da participação da criança como agente de desenvolvimento do meio social onde vive e participa, principalmente onde sua influencia se faz presente, e a filosofia do protagonismo infantil afirma que as crianças são mais do que apenas vasos onde as pessoas iram depositar o que acham correto, esses pequenos seres possuem características próprias ao seu desenvolvimento, não as tornando menos competentes enquanto atores sociais. A concepção atual de infância promove a invisibilidade da criança no meio social, onde ela só existe para aprender com os adultos.

O protagonismo infantil é quando as crianças são as autoras de seu desenvolvimento. Onde os mesmos são pessoas com direitos, com capacidades próprias e que participam de seu próprio crescimento. A criança como protagonista pode incentivar ações e decisões importantes no contexto em que vive. Mas, ainda existem locais onde não cooperam para que os pequenos atuem como seres participativos.

A formação de identidade da criança e o processo de aquisição de autonomia são desenvolvidos a partir da aquisição de valor e de formação que possibilitará a esta criança no futuro ter uma participação na sociedade. Por esse motivo é muito importante que a criança desde cedo desenvolva habilidades que a permitam participar ativamente das atividades escolares e da formação do seu próprio conhecimento. Um infante que participa ativamente das atividades escolares desenvolve valores, atitudes, habilidades, autoestima, segurança, passa a conhecer seus direitos, tem uma boa convivência entre pais e filhos e entre outras.

Inserir as crianças no processo educativo tem como objetivo estimular, entusiasmar e conceder que elas exprimam suas ideias sobre os assuntos ligados a elas. Na prática, significa que os adultos devem ouvir os pequenos, e mais do que isso, considerar suas opiniões. E isso permite que elas descubram formas construtivas e positivas de influir suas relações. A participação deve ser verdadeira e as crianças devem expor seus sentimentos, esperanças e expectativas, pensamentos e sonhos. Isto pede, na maioria das vezes, uma mudança radical no hábito e modo de pensar dos adultos.

Desafios e obstáculos são encontrados se quisermos elaborar a participação infantil nas escolas. Mas é muito importante o participar de uma criança nas atividades escolares, e com isso traz muitas vantagens e dentre elas estão: desenvolver expressões e ideias, integridade social, valores de solidariedade e democracia, assumir suas responsabilidades e conhecimento sobre seus direitos e deveres.

Cabe ao professor promover e realizar atividades educacionais, incentivando desde cedo à participação por parte da criança em atividades educacionais, individuais, coletivas e sociais para que a criança adquira desde cedo o participar de um ser social. O protagonismo infantil, ou seja, sua cooperação nas atividades educacionais é tão importante para sua formação quanto as atividades dos demais indivíduos em seu espaço de educar, sejam professores, coordenadores, diretores e pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com