TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNA: Débora Romano de Alvarenga Freire

R.A 1780823

Pólo Cotia

2017

Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?

Antes de tecermos sobre o papel do professor no auxilio a uma criança com dificuldade de aprendizagem, importante se faz esclarecer o que significa essa dificuldade, como ela é diagnosticada e as causas.

A dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode estar ligado a muitos aspectos: emocionais, biológicos, sociais, entre outros, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar, fazendo com que a criança tenha dificuldade de aprender efetivamente.

Isso não significa que ela seja incapaz, apenas que necessita de métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso. 

Muitas vezes essa dificuldade é confundida por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro', porém é preciso saber diferenciar, principalmente, problemas de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem. Qualquer estudante pode atravessar, em algum momento da vida escolar, alguma dificuldade no aprender, ou ainda demorar um pouquinho mais para assimilar um conteúdo.

Nesse ponto, é muito importante o papel do professor, pois sua postura em perceber o problema faz toda a diferença na vida do aluno.

Professores atentos têm condições de perceber comportamentos e sinais indicativos de problemas de aprendizagem e, indicar, quando é o caso do aluno necessitar de um estudo mais profundo e precisar também de avaliação de outros profissionais. Contudo, os professores são importantíssimos no processo interventivo, independentemente do problema. Seu olhar, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença.

É necessário que o professor avalie em geral todos os aspectos da vida desse aluno que apresenta essa dificuldade, como por exemplo, se a dificuldade é em apenas uma disciplina, se a dificuldade se tornou visível a partir de algum acontecimento especifico, alguns dias, meses...

Nem sempre essa é uma tarefa simples, uma vez que ele trabalha com turmas distintas de estudantes, que apresentam desempenhos, vivências e aptidões distintas na sala de aula.

Para que seja possível uma análise ainda mais completa por parte desse professor, é importante a comunicação com a família desse aluno, buscar informações sobre seu dia-a-dia, as mudanças que ocorreram em seu lar nos últimos meses, e verificar o quão receptivo essa família se mostra em querer ajudar e participar desse momento.

A reflexão e a percepção imediata em relação ao desenvolvimento e do percurso de vida escolar do aluno fará com que seja feita uma intervenção certa, em que será possível adequar o tipo de comportamento que esse professor deverá ter para, através do plano de ensino já estabelecido, mudar à realidade que ele encontra.

Portanto, o professor consegue fazer diferença na medida em que entende que a necessidade e desenvolvimento de cada aluno se da de forma individual, e que muitas vezes, fatores externos podem causar, em algum momento, dificuldade na aprendizagem, sem esquecer ou deixar de cumprir as obrigações  impostas pelo plano de ensino e pelo objetivos da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com