TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Por:   •  5/10/2018  •  Dissertação  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo 9

Como estruturar o ambiente físico: um meio para influenciar o desenvolvimento social das crianças.

O ambiente físico influencia positivamente a competência social das crianças, para que isso ocorra é necessário que acha uma organização deliberada no ambiente, no qual forneça os sinais visuais e os recursos para que as crianças ajam com mais independência. Desse modo a mesma desenvolve a aprendizagem social no qual podemos chamar de estruturação.

Estruturação é a organização do tempo, do espaço e dos materiais de modo a promover a competência social das crianças.

           Os profissionais da educação infantil estruturam o ambiente físico por três razões.

  1. Tentam antecipar o comportamento das crianças, desse modo, preparando o ambiente antes mesmo que elas cheguem
  2. Para resolver os problemas no momento em que surgem, pois uma rápida adaptação do ambiente pode alterar suficientemente o contexto de modo minimizar as dificuldades das crianças
  3. Para promover a comunicação e a interação social entre as crianças, assim como para promover comportamento adequados centrados na tarefa.

Como Estruturar espaço e materiais

Um dos modos para de preparar o local para promover o comportamento sociais desejáveis é estruturar o espaço e os matérias. Desse modo promove um ambiente bem planejado e bem organizado, facilitando que a criança faça novas amizades e até mesmo diminuindo os problemas de falta de disciplina, pois o ambiente físico no qual as crianças brincam e aprendem está ligado à presença ou a ausência de comportamento disruptivos.

Edificações e áreas

           Para construção e modificação de um ambiente escolar é, preciso levar em consideração padrões que atendam adequadamente para o usa das crianças. Pois é preciso que o ambiente tenha segurança, conveniência, durabilidade, manutenção, beleza, acessibilidade, e adaptações específicas para o uso. Por exemplo os playgrounds precisam, quase sempre, de cerca de proteção.

                       Enfim Todos os Estados precisam de padrões se segurança e de saúde para as instalações das crianças; as instalações não influenciam no comportamento das crianças, mas os profissionais que trabalham com elas, tem muita dificuldade em altera-la ou modificá-la por conta própria, mas podem modificar características menos permanentes, como a disposição dos moveis, a iluminação e quantidade de cores na sala.

Manter a saúde e segurança: as crianças e os adultos tem responsabilidade de manter o ambiente físico de modo que promova a saúde e a segurança.

           A saúde e a segurança estão em primeiro lugar quando se trata de crianças, e elas mesmas aprendem, gradualmente, essas estratégias.

Paredes: a cor influencia o humor e a atmosfera do espaço. Cores quentes, como laranja e vermelho, são estimulantes, e cores frias, como azul ou verde são tranquilizantes. O branco, o preto e o marrom são depressivos ou feios. Os adultos podem modificar as paredes, para que isso podem colocar quadros de aviso ou cortiça para expor os trabalhos dos alunos, pois os alunos ao ver seu trabalhos expostos se sentem acolhidos.  

Iluminação: A iluminação também influência na interação social, o adulto deve saber a hora de usar a iluminação correta, por exemplo: Para uma leitura o ideal é uma iluminação mais intensa; para aumentar o conforto nos dias muito quentes, é preciso desligar as luzes, abrir as janelas, para que entre luz natural, desse modo as crianças se sentiram mais à vontade.

Controle do som: para diminuir o som, pode utilizar tapetes e carpetes, os tapetes podem ser removidos no qual facilita a limpeza. Os ambientes ruidosos levam as crianças a ignorar a fala e contribuem para o tédio e o cansaço.

Adaptação de espaço exteriores para promover o desenvolvimento social

Todo ser humano tem nesse idade de do contato com o ambiente natural, principalmente as crianças que estão na fase do desenvolvimento, a criança ao ar livre se sente à vontade para fazer novas amizades, usar a imaginação para inventar brincadeiras, desse modo ajudando nas suas habilidades motoras.

As plantas são uma característica importante do ambiente externo. Quando as crianças correm ou caem, o gramado absorve parte do impacto, além de ser ideal para jogos de grupo e brincadeiras turbulentas.

           Precisa que as estratégicas de modo geral tanto para ambientes externos quando pra ambiente fechados sejam os mesmos, talvez fazer alguma s alterações para ambientes externos, pois ao ar livre a probabilidade da criança se movimentar é maior.

A disposição do mobiliário e dos equipamentos

           O ambiente precisa fornecer a criança segurança, para que as mesmas possam controlar o que está em volta dela, desse modo incentivando-as a se interagir livremente com objetos e pessoas.

          A quantidade e o tipo de áreas necessárias são determinadas pela idade das crianças e pelas dimensões do grupo. Algumas estruturas simples são adequadas para um ou duas crianças; outras combinações mais complexas de equipamentos dão espaço para muitas crianças. Estes espaços são divido em: espaço particular, espaço para grupos pequenos, espaço para grupos grandes, densidade, limites e áreas de atividades.

          As áreas de atividade precisam ser organizadas de modo que a movimentação entre elas seja fácil e não interfira com as atividades em andamento. Quando a crianças que andem com andador ou cadeiras de rodas é preciso adaptar o ambiente

Dimensões controláveis

           No ambiente físico tem diversas dimensões, nos quais estas são relativas às instalações, e aos materiais usados pelas crianças, que precisa ser analisado, ou até mesmo separado, ex: macio-duro, aberto-fechado, simples-complexo, intrusivo-isolado e de alta mobilidade- baixa mobilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com