TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Vianna (1995), em seu artigo: “Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal?” (disponível em: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69343) relata sua experiência pessoal no processo de formação como professora, em relação ao desenho:

 

[...] Minha expressão estereotipada teve novo reforço quando, já aluna do Curso Normal (hoje Curso de Magistério), tive aulas de uma disciplina chamada “Desenho Pedagógico”, cuja professora tinha bastante talento para fazer desenhos estereotipados. Possuindo um arquivo com modelos de todos os tipos, passava-os para o quadro de giz e nós os copiávamos no caderno. Lembro da figura de uma formiguinha de pé, feito gente, com saia rodada, sapato de salto alto, bolsinha a tira colo e lacinho na cabeça... Também copiávamos, encantadas, outros bichinhos e flores, só pensando em nossos futuros alunos e no quanto eles ficariam felizes se enfeitássemos a sala da aula, seus cadernos e pastas com tais desenhos. Ansiávamos pela oportunidade de introduzir os estereótipos na prática docente! (...)

 

E com você, como aconteceu a sua formação artística? Foi marcada por essa visão tradicional que Vianna narra ou você teve professores inovadores que possibilitaram a você libertar-se dos estereótipos?

Elabore um texto de, no máximo 15 linhas e no mínimo 10 linhas, considerando os questionamentos acima. 

 

Atenção: Para responder esta questão é importante que leia o artigo mencionado na questão, disponível em http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69343.

Você poderá realizar - também - a leitura do capítulo capítulo V - “O Desenho ‘Fala’”, a partir dessa leitura é possível conhecer algumas propostas de intervenção como forma de evitar o estereótipo.

Resposta da ACQA

           Sabemos que o desenho estereotipado nega a criatividade

 Alunos, além disso faz com que as crianças não cresçam acerca de aptidão pela arte de modo geral, deixando assim o fazer artístico oculto sem possibilidade de expressão.

             O professor tem que intender que os estereótipos fazem com que futuramente as desenvolvam um certo preconceito, por que a crianças deve ter total liberdade para criar e assim crescer respeitando a diversidade é muito importante nós como professores percebemos como os desenhos estereotipados bloqueiam a capacidade criativa de nossas crianças

             Por isso quando a crianças tentam copiá-los tu vais desaprendendo o seu próprio desenho e começam a achar eles “feios” sendo assim estes estereótipos não permitem um desenvolvimento natural das potencialidades das crianças, cabe a nós compreender os desenhos logo na primeira escrita assim o professor está abrindo caminhos para que ele possa respeitar esse momento tão significativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com