TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4

CONCLUSÃO...............................................................................................................8

REFERÊNCIAS        

9



INTRODUÇÃO

 Esse trabalho tem como objetivo analisar e resumir o texto do autor José Adir Lins Machado, que aborda o tema “educar para a vida ou para o trabalho?”. No discorrer do texto fica claro que a educação não se limitava ao simples despertar ou ao simples treinamento técnico-profissional, mas visava à formação integral do caráter humano na vida em sociedade.

O texto trata de uma discussão pertinente sobre as mudanças ocorridas no paradigma educacional, sobretudo naquilo que se refere aos valores e ao conceito de educação desde a sua primeira utilização como base para a formação do ser/individuo dentro da sociedade grega até os dias atuais, detalhando quais foram às mudanças e os pontos positivos e negativos de toda essa transformação, dentro do ambiente escolar, discutindo assim, a temática de forma clara e objetiva.

DESENVOLVIMENTO

A formação escolar atualmente esta constantemente apresentando melhorias e conseguindo importantes avanços tecnológicos e científicos, porém, os problemas éticos e sociais impedem a construção de um mundo melhor. Isso porque, as virtudes originalmente presentes na transmissão do saber estão adquirindo finalidades práticas, de modo que honra coragem e prudência cederam o lugar a estratégias para alcançar o sucesso financeiro.

Esta visto que, atualmente a sociedade preza mais o sucesso financeiro do que o caráter do cidadão. Porém, os aspectos positivos e negativos de tais mudanças, cabem o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar na educação futura. Sabe-se que a educação consciente cria melhores formas de existência humana.

Qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana. Colocar conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens é uma ideia que só podia amadurecer no espírito daquele povo. Os gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente.

Para todos os povos o conteúdo da educação parece ser o mesmo: moral e prático, ao mesmo tempo; reveste-se da forma de mandamentos e se apresenta como comunicação de conhecimentos e aptidões profissionais.

A palavra Paidéia identificada pelos gregos como Aratê, expressão ao heroísmo guerreiro, conceito que se concentra o ideal de educação dessa época. A força educadora da nobreza reside no fato de despertar o sentimento do dever. A luta e a vitória significam a comprovação da aretê conquistada na rigorosa exercitação das qualidades naturais.

Na idade moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultaram na cisão dos conteúdos da educação. A educação que separa mente e mundo implica uma concepção errônea da relação entre conhecimento e interesses sociais. Esse individualismo moral é estabelecido pelas separações conscientes entre as diferentes áreas da vida, onde a consciência de cada pessoa é um continente fechado em si, muito embora a ação se dê em um mundo público e comum.

Todo povo altamente organizado tem um sistema de educação. A educação pertence por essência à comunidade, faz parte do caráter comunitário do homem, e é a fonte de toda ação e de todo comportamento. A educação participa no crescimento da sociedade, pois sua historia esta condicionada pela transformação dos valores de cada sociedade. Ela é o principio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite suas vontades e razões. Ao distinguirmos as expressões educação e formação, percebemos que a formação se manifesta na forma integral do homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior. Uma educação consciente eleva a capacidade a um nível superior e cria melhores formas de existência humana formandos assim um mundo melhor.

Sabe-se que, na antiguidade a educação era privilégio das classes dominantes e que a sua clientela era a elite social. Visto que o processo educativo passou e passa por constantes mudanças através da história das civilizações. Pode-se afirmar que, a educação de hoje é o conjunto do desenvolvimento da educação do passado. Ela é fundamental para a transmissão de valores das sociedades, pois qualquer nação que não prioriza a educação apresenta reflexos na vida social dos cidadãos. A Idade Antiga ou Antiguidade foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita até a queda do Império Romano. Consequentimente o homem começou a permanecer em um mesmo lugar, à medida que surgiram pequenos agrupamentos e cidades, o que propiciou o desenvolvimento da economia, com isso, diversos povos se desenvolveram na Antiguidade. Foi na Antiguidade que se deu a formação de estados e cidades, a educação começou a ser à base do cidadão burguês, surgindo ai o conceito de gentileza e cavalheirismo.

Diante das inúmeras mudanças o conceito de Educação que se tem hoje, desde a Antiguidade a educação faz parte da organização de uma sociedade, entretanto não era tida com o mesmo intuito de hoje, antes a educação era “excludente”, ou seja, era apenas para a parte nobre da sociedade, hoje mesmo que não seja de boa qualidade ela é ofertada a grande maioria da população. Na idade média a educação era tida como parte da religião, onde tinha mais uma visão de catequizar do que de ensino de conteúdos. Hoje, a Educação tem a metodologia é totalmente diferente defende-se que todos tem o direito a uma educação de boa qualidade e não apenas conteudista, a educação tem a finalidade transformar, mudar, produzir conhecimento e não apenas reproduzi-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com