TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Objetivamos nesse trabalho mostrar as falhas no processo da inclusão escolar desse tipo de deficiente e discutir as mudanças que podem ser efetuadas afim de solucionar os problemas que ocorrem atualmente e permitir que a inclusão do Autista se dê de forma plena.

O Autismo é considerado nos dias de hoje um tema com pouca exploração, diante de que tal síndrome foi descrita pela primeira vez em 1943 porém mesmo depois de passados 70 anos da primeira notícia acerca do assunto, podemos visualizar carência de conhecimento por parte da população em geral. Essa carência de informações sobre o caso acarreta uma realidade precária para a educação dos Autistas dentro das escolas das redes publicas e privadas de todo o país por não se adequarem as necessidades do individuo portador da síndrome em questão.

A palavra autismo foi usada pela primeira vez em 1943 pelo Dr. Leo Kanner, um psiquiatra infantil americano que percebeu em sua atuação profissional.

Plano de Aula

  • Atividade: confiança, interação, corpo.
  • Material: Dinâmica em sala de aula
  • Descrição da Atividade: Faremos uma roda, onde uma criança ficará no meio, fechará os olhos e ‘fingir” que desmaia, as outras em um circulo a segurarão.
  • Objetivo: Através do Lúdico da brincadeira uma criança especial (autista) consegue se interagir com o grupo. Essa atividade faz com que o grupo participe da atividade do autista, ao invés do autista se interagir com o grupo. Através dessa atividade, o autista se interagi com o grupo por chamar a sua atenção.
  • Avaliação: A avaliação é realizada através da observação diária do desenvolvimento do aluno perante os desafios apresentados em diferentes situações, de modo que o erro é considerado como parte integrante do desenvolvimento, pois, deverá ser trabalhado e não evitado.

A criança ela aprende muito com brincadeira, ao incluir uma  brincadeira em sala de aula, podemos incluir um autista na atividade, dentro de sala de aula temos que fazer com que o grupo participe e se inclua na atividade de um autista, não o autista na atividade do grupo. Através de uma brincadeira podemos conseguir essa interação, pois vamos trabalhar o corpo, interação, confiança e conhecimento.

Para a criança a brincadeira são fundamentais como a alimentação, as crianças desde os primeiros ano de vida gastam tempo brincando, jogando, desenvolvendo atividades lúdicas. Desenvolvendo o estudo e a brincadeira, vamos conseguir trabalhar em sala, pois ambos são necessários para o desenvolvimento de uma criança. Essa interação pode se dar através de uma atividade única, comum onde seja possível aprende brincando.

TEXTO PIAGET

Considerações finais

Na atualidade, o Autismo é uma Síndrome ainda pouco conhecida por toda a população e essa ausência de conhecimento acerca do problema acaba por dificultar o diagnostico e o atendimento correto ao portador da necessidade especial. Na maioria das instituições de ensino do nosso país os profissionais se encontram ainda despreparados para acolher os Autistas da forma devida e acabam por prejudicar o aprendizado desse tipo de aluno por não lhes apresentar um plano de ensino especifico que os propicie um ensino de qualidade dentro das suas limitações e diferenças. A parceria da família com a escola é de suma importância para se obter êxito no ensino dos alunos portadores da síndrome em questão, para que assim eles se sintam bem no ambiente escolar sendo tratados como necessitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com