TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Moderna Segundo Comenius

Por:   •  31/5/2022  •  Dissertação  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

        A Pedagogia Moderna segundo Comenius

        Comenius foi um filósofo tcheco que viveu entre 1592-1670, defendeu o ensino de “tudo para todos”, sendo o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos das crianças. Para ele era possível ensinar através de brincadeiras, com conteúdo adequado a cada fase do desenvolvimento.

        Atualmente é difícil imaginar a escola de outra forma, que não a de um currículo amplo, sem distinção de assunto ou abordagem, que atende a todos os alunos sem divisão de raça, gênero ou classe social, na qual alunos e professores juntos, constroem o conhecimento.

        Porém nem sempre foi assim. Comênio era contra o modelo de escola praticada na época, o qual voltava-se somente para a elite. Sendo ele assim um dos grandes idealizadores da escola moderna, tal como conhecemos hoje. O pensador acreditava que, o homem por ser dotado de razão deve se dedicar a aprender e a ensinar.

        O filósofo pensava uma “educação para todos” e com a colaboração de todos. Defendia uma superação do estudo memorizado pregado pela escola tradicional, e que deveriam ser enviados às escolas. não apenas os filhos dos ricos, mas todos por igual, sem distinção, inclusive as mulheres.

        A principal obra por ele publicada foi, a Didactica Magna , onde o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. E que o aprendizado deveria ser contínuo, por toda a vida, a partir do desenvolvimento do raciocínio lógico, ao invés da simples memorização.

        A doutrina pedagógica de Comênio convida a mente racional a adotar uma postura indagadora e inclusiva de todas as esferas do conhecimento. A maior contribuição do filósofo para a educação atual é segundo o professor Gasparin a ideia de “trazer a realidade social para sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados à disposição”. Portanto, por estes e outros motivos, podemos considerar que Comenius foi o grande idealizador da Pedagogia Moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com