TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Além da Pedagogia Moderna: Pedagogia Socialista

Por:   •  12/3/2017  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE

CURSO DE PEDAGOGIA 2016.2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

Para Além da Pedagogia Moderna: Pedagogia Socialista

Palavras Finais

Docente: Profª. Drª. Maria Elizete G. Carvalho

Discentes:  Carla Jeanne Costa da Silva

Isabella Medeiros Moreira

Lyzandra Karen

Maria Olímpia F. B. da Silva

Queila Sales Gomes

Rafaely Rayane das Neves

João Pessoa, PB.

2016.2


Para Além da Pedagogia Moderna: Pedagogia Socialista

Karl Marx foi um dos principais precursores do modelo pedagógico socialista. Marx valorizava a gratuidade da educação, mas não o atrelamento a políticas de Estado (o que equivaleria a subordinar o ensino à religião). Além disso, Marx era contra a tendência profissionalizante, que levava as escolas industriais a ensinar apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função. Assim, a base deste modelo pedagógico está na educação sem distinção de classes sociais, de maneira científica, empírica e distante de qualquer ideologia.

O socialismo utópico, de acordo com Engels, enfatizava a transformação da ordem capitalista burguesa através da educação e, a sociedade organizada de forma justa, sem crimes, nem pobreza, com todos participando da produção e fruição dos bens segundo suas capacidades e necessidades.

Os primeiros socialistas, Charles Fourier, Saint-Simon e Robert Owen, ainda apresentavam um pensamento educacional com traços elitistas.

A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), 1864, apresentou o Estatuto fundamental da pedagogia socialista, o qual regulamenta sobre a educação intelectual, a educação corporal e a educação tecnológica.

Antonio Gramsci recebe destaque pela ênfase na necessidade da criação da escola unitária. Esta possui como características principais ser universal, gratuita, mantida pelo Estado e, para todas as crianças, independente de classe social.

Segundo Walter Benjamin, a pedagogia burguesa se agrupa em dois polos: na psicologia e na ética. Em outras palavras, a natureza do educando (psicologia da infância, da adolescência) e a meta da educação (homem integral, cidadão) ocorreriam através do processo de adaptação mútua entre esses dois momentos. De acordo com Benjamin, a criança é vista como um ator social, produtora de cultura.

Anton Makarenko também teve grande influência, por meio da criação da consciência de grupo (coletividade), segundo o qual o trabalho era considerado essencial para a formação do homem, não apenas um valor econômico e, o foco na formação de personalidades, criação de pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores preocupados com o bem estar do grupo.

Suchodolski apresentou os fundamentos da pedagogia socialista, que tinham como base a unidade de ambos os fatores cronológicos (o ideal do futuro e a realidade atual) para determinar o conteúdo e o caráter da educação socialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com