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A Pedagogia da Alternância e a Psicologia de Vygotsky

Por:   •  18/3/2022  •  Artigo  •  7.649 Palavras (31 Páginas)  •  81 Visualizações

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A Pedagogia da Alternância e a Psicologia[pic 2][pic 3]

         Histórico-Cultural de Lev Vigotski        

Wellington de Carvalho Pereira

Teresa Cristina Rego Universidade de São Paulo (Brasil)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar possíveis correspondências aproximativas entre os princípios fundamentais que sustentam a metodologia da Pedagogia da Alternância, com os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski, especialmente no que tange à noção de vivência (perejivanie) e de signos culturais como mediadores das interna- lizações e formação das funções psíquicas superiores. Fomenta-se tal empreitada à escassez de trabalhos nessa direção. Para tanto, fundamenta-se a argumentação por meio da revisão bibliográfica que trata dos respectivos temas a partir de uma abordagem analítica qualitativa e reflexiva. Com esse propósito, primeiramente contextualiza-se a Pedagogia da Alternância e apresenta-se alguns dos principais fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta-se algumas possíveis aproximações para concluir-se com a apresentação de aspectos de diferentes teorias educacionais libertárias, que também se aproximam das duas perspectivas em análise.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Psicologia Histórico-Cultural. Educação socialista.

Vigotski.        1

The Pedagogy of Alternation and the Historical-Cultural Psychology of Lev Vigotski

[pic 4]

Abstract

The present article aims at analyzing possible approximate correspondences between the fundamental principles that support the methodology of the Pedagogy of Alternation, with the foundations of Lev Semionovich Vygotsky's Cultural-Historical Psychology, especially regarding the notion of experience (perejivanie) and of cultural signs as mediators of internalizations and formation of higher psychic functions. Such an endeavor is encouraged by the scarcity of work in this direction. Therefore, the argumentation is based on a bibliographical review that deals with the respective themes from a qualitative and reflexive analytical approach. With this purpose, we first contextualize the Pedagogy of Alternation and present some of the main foundations of Historical-Cultural Psychology. Then, some possible approaches are presented to conclude with the presentation of aspects of different libertarian educational theories, which also approach the two perspectives under analysis.

Keywords: Pedagogy of Alternation. Historical-Cultural Psychology. Socialist Education. Vygotsky.

La Pedagogía de la Alternancia y la Psicología Histórico-Cultural de Lev Vygotsky[pic 5]

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo analizar las posibles correspondencias aproximadas entre los principios fundamentales que sustentan la metodología de la Pedagogía de la Alternancia con los fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vygotsky, especialmente en lo que se refiere a la noción de experiencia (perejivanie) y de los signos culturales como mediadores de las internalizaciones y formación de las funciones psíquicas superiores. Se alienta tal empeño a la escasez de trabajo en esta dirección. Por tanto, la argumentación se basa en una revisión bibliográfica que aborda los respectivos temas desde un enfoque analítico cualitativo y reflexivo. Con este propósito, en primer lugar, se contextualiza la Pedagogía de la Alternancia, y se presentan algunas de algunos de los principales fundamentos de la Psicología Histórico-Cultural. Luego, se algunas posibles aproximaciones para concluir con la presentación de aspectos de diferentes teorías educativas libertarias, que también se acercan a las dos perspectivas bajo análisis.

Palabras clave: Pedagogía de la Alternancia. Psicología Histórico-Cultural. La educación Socialista. Vygotsky.

2        Introdução

De modo geral, a instituição escola em sociedades escolarizadas é concebida como essencial na introdução aos conhecimentos científicos e, con- sequentemente, no desenvolvimento das capacidades mentais, psicológicas e emocionais. Complementarmente, pode-se considerar que o conhecimento humano tenha suas bases mais elementares a partir, primeiramente, das neces- sidades biológicas humana de existência e, posteriormente, nas relações histórico-sociais que se desenvolvem erigidas e constituída na cotidianidade (HELLER, 1994), ou seja, na percepção empírica imediata do concreto (SAVIANI, 1999). Em termos vigotskianos, a apreciação desses dois momentos remete à noção de pensamento científico e pensamento espontâneo (VIGOTSKI, 2000; 2001), os quais, ainda que partam de pontos opostos e operem em chaves distintas, são complementares e concorrem em direção a se encontrarem. E tendem a se encontrar porque os seus campos de produção, ainda que típi- cos – escolar-científico e cotidiano de senso comum −, não são exclusivos: há cientificidade no cotidiano e senso comum na escola.

Justamente dessa possibilidade de complementariedade entre conhe- cimento científico e conhecimento espontâneo que se constrói a proposta deste artigo. Buscam-se possíveis aproximações entre os fundamentos da Pedagogia da Alternância e a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski em um pressuposto de formação e desenvolvimento integral do indivíduo a partir da evidência de correspondência entre escola e cotidiano social. Formulamos a ideia a respeito de possíveis aproximações teóricas através do entendimento de aprendiza- gem, formação e desenvolvimento dos sujeitos a partir tanto da escolarização, quanto das condições materiais e simbólicas de existência do cotidiano. Apesar de uma noção genérica de escola, a reflexão se debruça sobre a concepção de tempo e espaço, assim como de cultura e forma escolar e toda a sua complexa dinâmica que corresponde a localidades, contextos sociais, modalidades e instâncias de ensino. Uma escola que não vise somente o cum- primento da burocracia da jornada de escolarização, mas, sim, a formação do sujeito reflexivo em um horizonte de desenvolvimento material e simbólico, comprometido com a noção de coletividade.

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