TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Vygotsky

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

                             Faculdade Anhanguera de Brasília e Kroton
                                             Ciências Biológicas Licenciatura
                                                       Prof. Evenilson

                                              [pic 1]

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

  A ESCOLA DE VYGOTSKY

         

Aline Alves de Jesus
Maria do Amparo
Letícia Goulart
                         

                                                    Taguatinga, DF
                                                           2016

                                                    Introdução

Neste trabalha iremos falar sobre a “Contribuição da psicologia a escola de Vygotsky”, mostrando os pontos que foram importantes para o desenvolvimento dessa teoria sobre o comportamento humano. Também será abordado um pouco da historia desse grande pensador que com suas teorias ajudou a muitos outros pensadores a entender o comportamento dos humanos.

A pesquisa será realizada através de livros, artigos e site relacionados ao tema. Esse trabalho terá importância na formação acadêmica dos estudados no qual ajudaram a realizá-lo.

                                                               Taguatinga, DF
                                                                       2016

  1. Lev S. Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky foi o autor da teoria do desenvolvimento social, que a interação social para o individuo com o meio no qual vive tem grande importância para o desenvolvimento do cognitivo. Para Vygotsky o desenvolvimento de uma criança vai passar por duas fases, a primeira se refere à interação com o meio social e logo depois a interação com seu próprio espaço (MERCÊS, 2008).

No caso isso implicara na formação dos seus próprios conceitos e na real interação com o meio de indivíduos no qual a criança vive (WERTSCH, 1985).

Nascido na Bielo-Rus no ano de 1896 teve uma morte muito precoce, morreu aos 37 anos de idade. Ministrou grandes palestras sobre o a psicologia e ensinou muito sobre a literatura (MERCÊS, 2008).

 

  1. Contribuições da psicologia a escola de Vygotsky

Para Vygotsky o desenvolvimento do cognitivo do individuo e devido a sua interação com o meio social, cultural e também o seu próprio espaço. A teoria do desenvolvimento desse pesquisador mostrava que a criança nascia com o conhecimento base e que com o passar do tempo, ela iria desenvolver as suas funções superiores devido a interação com o meio em que vive (LANE,1997).

Vygotsky mostrou que a aprendizagem de uma criança tinha a influência de três processos:

O nível de desenvolvimento real que consiste em mostrar a capacidade do individuo de resolver as atividades que foram propostas a ele.  O segundo processo e o desenvolvimento potencial que consiste no desenvolvimento dessas atividades com a ajuda de um colega ou até mesmo de um individuam com mais experiências e saberes sobre o que foi designado. E por ultimo a zona de aprendizagem proximal sendo no caso um intermediário entre o desenvolvimento real e o potencial (DESLANDES, 2006). Com isso Vygotsky, conceituava que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é potencializada devido a interação social da criança com outros indivíduos mais experientes.  (DESLANDES, 2006).

No entanto, para que houvesse a abordagem, era de essencial que o professor tivesse uma visão ampla em relação com a ideia da zona próxima da criança para poder desenvolvimento tanto cooperativo como o colaborativo e também promovendo um equilíbrio entre a zona de desenvolvimento proximal e zona real (LAZARETTI, 2009).

O processo sócio-histórico possuía o papel da linguagem e da aprendizagem, sendo o conhecimento no qual a criança adquiria era devido à interação com o meio. Para Vygotsky o desenvolvimento do individuo como uma inserção em um grupo social. (DESLANDES, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com