TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia do Centro Universitário Metropolitano

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DOS ANOS INCIAIS II                     FASE I (50H)

NOME DO ALUNO

LOCAL- ESTADO

2023


NOME DO ALUNO

DOSSIÊ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DOS ANOS INCIAIS II                       FASE I (50H)

Dossiê apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Metropolitano – UNIFAMMA, à disciplina de Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais II - Fase I (50h), como requisito à obtenção de conceito.

Professora orientadora: Me. Cleide Durante

LOCAL

2023


DEDICATÓRIA (OPCIONAL)


AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)


ÍNDICE

INTRODUÇÃO.......................................................................................................00

1 JUSTIFICATIVA LEGAL....................................................................................00

2 EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I  E A NOVA BNCC (2009)  4º E 5º ANOS.....................................................................................................................00

2.1 CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I  (4º E 5º ANOS)....................................................................................................................00

3 A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I.............................................................................00

4 OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE –  4º E 5º ANO.................,..............00

5.1 PRIMEIRO DIA DE OBSERVAÇÃO................................................................00

5.2 SEGUNDO DIA DE OBSERVAÇÃO................................................................00

5.3 TERCEIRO DIA DE OBSERVAÇÃO................................................................00

5.4 QUARTO DIA DE OBSERVAÇÃO...................................................................00

6 REGÊNCIA EM UMA TURMA DE 4º ou 5º ANO...............................................00

6.1 PLANO DE AULA.............................................................................................00

6.2 RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES..........................................00

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................00

REFERÊNCIAS......................................................................................................00


INTRODUÇÃO

A organização sistemática deste dossiê  cumpre às exigências da UNIFAMMA- Centro Universitário Metropolitano de Maringá - e da disciplina de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais Fase I, como requisito para a avaliação do 9º Módulo do ano letivo de 2023.

Os elementos que constituem o mesmo são: justificativa legal; textos acadêmicos científicos que norteiam as questões da prática docente e a Base Nacional Comum Curricular (2009) para a Educação Infantil.

Diante disso, o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá - segue as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nᵒ 9394/96), que autoriza o Conselho Nacional de Educação (CNE) conforme consta no artigo 1º item II da Resolução nº. 2/2002, a desempenhar o papel de definir as diretrizes curriculares dos cursos de graduação, a nível nacional. Este órgão prevê que o curso, obrigatoriamente, deve cumprir 400 horas de estágio supervisionado a ser realizado na Educação Infantil, nos  Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Gestão Escolar e Gestão em espaços não escolares. Sendo assim, os acadêmicos deverão receber orientações e subsídios teóricos necessários, para que possam realizar o estágio supervisionado.

Em relação ao estágio supervisionado, é importante destacar o papel do professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o mesmo deve ser um observador curioso, que investiga a história, os passos, os avanços e as dificuldades de cada criança para que possa criar situações de aprendizagem, que respeitem as limitações e as potencialidades de seus alunos, pois o impacto das  ações deste profissional na vida dos mesmos poderá se refletir em resultados positivos ou negativos conforme  for a postura adotada. Neste sentido, é importante frisar, também, que a avaliação                                                         não deve seguir listagens de comportamentos padronizados, do que a criança é ou não capaz de fazer. Ao contrário, deve ocorrer de forma contínua em situações de aprendizagem, de acordo com as observações e registros realizados e pela própria fala dos alunos, no desenrolar das atividades.

Sendo assim, considera-se o estágio supervisionado extremamente relevante para a vida profissional dos acadêmicos, pois oportuniza a realização de observações investigativas, fazendo-os perceber quais são as necessidades, dificuldades e os progressos dos alunos, em várias situações de aprendizagem e como são estabelecidas as relações afetivas entre professor-aluno, aluno-aluno, na instituição campo de estágio.

Ressalta-se ainda que o estágio supervisionado proporciona aos acadêmicos uma visão inicial da profissão que escolheram para exercer, pois sabemos que muitas vezes o que está escrito na Lei não condiz com a realidade das escolas. E esse fato ajudará o acadêmico a refletir sobre a situação real dessas instituições, para que possa atuar em prol da mudança dessa realidade.


1 JUSTIFICATIVA LEGAL

               Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nᵒ 9394/96, assim como os Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), o curso de Pedagogia da UNIFAMMA - Centro Universitário Metropolitano de Maringá - atende as demandas legais e pedagógicas, organizando assim a sua matriz curricular do curso, conforme o artigo 7º e seus incisos I, II e III:

Art.7º: O curso de Licenciatura em Pedagogia terá a carga horária mínima de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, assim distribuído:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com