TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia em Ação

Por:   •  9/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 16

Jogos e atividades de Mindfullness

1 - Recordando objetos

Leve seu filho para um passeio em um entorno específico: um bosque, o caminho para o colégio, um trajeto de carro, uma rua, uma visita a um museu.

Explique-o que esta vez farão Mindfulness. Logo deve estar bem atento a tudo o que vê pelo caminho. Ao finalizar o passeio, peça-lhe que recorde 5 coisas que tenha visto. Que coisas eram (uma árvore, um animal, um prédio…)? Como era cada coisa?

Motive-o a perceber as qualidades de cada uma dessas coisas recordadas, sem julgá-las, sem dizer se é bom ou ruim, bonito ou feio, simplesmente apreciando as características que a formam.

Todas as idades.

2 - Vejo você

Vejo você é uma atividade que motiva o desenvolvimento da emoção. É ferramenta maravilhosa para despertar a empatia e criar vínculos afetivos.

O jogo deve ser realizado em duplas, um de frente para o outro. Durante um tempo, temos de olhar-nos nos olhos sem perder o contato. Manter a mirada atenta é o foco de concentração.

A partir dos 12 anos.

3 - Respiração da abelha

Essa técnica pode ser feita cada vez que observe que a criança está nervosa e precisa acalmar seus pensamentos.

Essa respiração se chama abelha porque no momento da exalação (saída de ar) devemos pronunciar a letra “m”, como um zumbido de uma abelha.

Primeiro, peça a seu filho que tape à orelha com as mãos até que não escute nada do mundo exterior. Depois, feche os olhos. Inspire ar pelo nariz profundamente e quando deva exalar, faça o barulho do zumbido da abelha. Repita o exercício quantas vezes quiser.

Todas as idades.

4 - Exercício para vencer a frustração

A prática pode ajudar muito a que nossos filhos possam vencer algumas sensações que tem por estar preocupados, ter raiva, sentir-se incômodos ou frustrados.

Peça-lhe que pare um momento e observe o que está sentindo. O que o preocupa? Em que parte de seu corpo sente essa preocupação? Na barriga? Na garganta? Na perna?

Diga-lhes que foque sua atenção nos pés e como os sente sobre o chão. Pesados? Duros? Quentes? Frios? Peça-lhe que foque em sentir a respiração. Ajude-o a fazer algumas respirações profundas. Conte até 2 para inalar e até 4 para exalar. Peça-lhes para sentir como o ar frio entra por seu corpo e como sai quente por sua boca. Ajude-o a sentir-se mais relaxado.

Quando note que seu filho está pronto para tratar do problema original, dialogue com ele. Pergunte o que o preocupa, o que o deixa incômodo, o que o frustra. É importante que você se mostre receptiva a escuta-lo para poder guia-lo a encontrar a melhor solução para o problema.

Todas as idades.

5 - Exercício espiração para dormir muito melhor

É já tarde da noite e seu filho não consegue dormir. Ele lhe conta que tem muitas coisas em sua mente. A prática de exercícios de respiração pode ajudá-lo a acalmar-se e poder dormir sem estresse.

Primeiramente, coloque-se ao mesmo nível de seu filho, dê-lhe um abraço e, olhando em seus olhos, diga-lhe que é normal que não consiga dormir, que essa é uma forma de seu corpo processar tudo o que lhe passou durante o dia.

Convide-o, então, a deitar-se e respirar profundamente, assegurando-se de que a exalação seja mais larga que a inalação. Pode lhe ajudar contar até dois, enquanto inala, e até quatro quando exala.

Peça-lhe para observar como se sente. Enfoque sua atenção em alguma parte do corpo. Por exemplo, os pés. Você pode lhe perguntar se estão tensos ou relaxados, quentes ou frios… pouco a pouco, passe o foco a outras partes do corpo: pernas, joelho, coxa, barriga, peito, braços, mãos, pescoço, cara e cabeça.

Ao concentrar-se nas sensações de seu próprio corpo, pouco a pouco a criança vai deixando pra trás os pensamentos que tanto o afligiam e não o deixavam dormir. Provavelmente, antes mesmo de terminar esse exercício de Mindfulness, seu filho já terá dormido.

Todas as idades

6 - Jogo do silêncio

Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho. Convide-o a estar em silêncio, tal como as montanhas ou as flores. Peça que feche os olhos e se mantenham tranquilos e atentos até que se termine o tempo.

Se a criança tem uns dois anos não terá muita noção do tempo. Por isso, para que ele compreenda a atividade, sugerimos que você deixe visível um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio.

Nas primeiras vezes a criança não se concentrará muito, não porque não tenha a capacidade, já que é capaz de brincar com o mesmo brinquedo por vários minutos repetindo as mesmas ações. O que passa é que, nesse caso, ela está ativa. A atividade é bem tranquila, então a criança deve se habituar a esse novo tipo entorno.

7 - Cheire e conte

Cheire e conte é um exercício de Mindfulness muito eficaz contra a ansiedade. Entregue à criança algo aromático. Pode ser, por exemplo, um gomo de laranja ou limão, um sabonete ou alguma erva aromática, como a hortelã. Peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. Ensine-o a focar sua atenção em apenas um dos sentidos.

Outra variante desse exercício é o Cheira e sinta, em que a criança deve apenas se concentrar no aroma do objeto, sem que deva descrever o que sente ao final.

Todas as idades

8 - Respirando com bichinho de pelúcia

Dê um ursinho de pelúcia a seu filho. Peça-lhe que se deite e coloque o brinquedo em cima da barriga. Motive seu filho a sentir como seu companheiro de respiração se move, para cima e para baixo segundo inspire ou expire. Essa é uma atividade simples em que se pode ajudar a criança a perceber o presente e o impacto de suas ações no seu entorno.

Até 10 anos

9 -Somos astronautas

Toda criança gostaria de ser astronauta. Então, que tal convida-la a ser um deles e visitar outros planetas. Para tal, ofereça-lhe uma peça de fruta (ou qualquer outro alimento) e peça que a descreva com os 5 sentidos como se jamais o tivesse visto. A ideia é: a criança chegou ao novo planeta e encontrou uma ‘maçã’. Deve observá-la, tocá-la, prová-la…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com