TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Campo

Por:   •  29/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4
  1.  INTRODUÇÃO

        A Pesquisa de Campo referente a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, ministrada pela a Professora Vicelma Maria foi realizada na Unidade Escolar Judith Alves Santana, que tem como diretora Joana Laudeci. A pesquisa foi realizada com o intuito de observar uma aula de Química no Ensino Médio.

       A aula a qual foi observada estava sendo ministrada pela a professora Sandra Karla, licenciada em Química pela a Universidade Estadual do Piauí. O assunto que estava sendo discutido na turma do 1° ano “E” do Ensino Médio, era a Nomeclatura dos Ácidos e Bases.

       Diante das observações feitas em sala de aula, foi elaborado o seguinte tema: “A falta de utilização do laboratório no ensino médio.” E consequentemente surgiu tal problemática: “Que metodologia o professor de química poderia utiliza para mediar a falta de utilização do laboratório no ensino médio.” Com objetivo geral de Analisar os métodos que um professor de química pode utilizar na falta de um laboratório, no Ensino Médio e específico de Identificar as estratégias metodológicas do professor e Observar se os novos métodos do professor facilita o aprendizado do aluno.

  1. OBJETIVOS
  • Geral:  
  • Analisar os métodos que um professor de química pode utilizar na falta de um laboratório.
  • Específicos:  
  • Identificar as estratégias metodológicas do professor;
  • Observar se os novos métodos do professor facilita o aprendizado do aluno.
  1. METODOLOGIA

       A pesquisa apresenta caráter qualitativo, pois segundo Richardson “Todos os estudos de campo são necessariamente qualitativo e, mais ainda, identificam-se como a observação participante.”

       A pesquisa foi realizada através em uma visita a uma escola pública estadual Unidade Escolar Judith Alves Santana, situada na cidade de Piripiri, na turma do 1° ano do Ensino Médio.  

       Onde, observou-se a didática da professora perante a falta de utilização do laboratório e as dificuldades dos alunos na disciplina.

       Utilizou-se como método de pesquisa, observações em sala de aula e um questionário aberto com 6 questões, com o objetivo de analisar as dificuldades enfrentadas pelo o professor de Química em repassar aos alunos aos conteúdos, devido a falta de utilização do laboratório e observar as dificuldades dos alunos na disciplina.

 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A disciplina de química vista no ensino médio é tida como um assunto desinteressante pelos estudantes, apesar de possuir um conteúdo totalmente presente em nosso cotidiano. Pode-se relacionar o citado desinteresse a diversos fatores. Como por exemplo, as escolas em geral, não possuírem, ou não utilizarem seus laboratórios.

Quanto à prática de aulas em laboratório, trazemos uma colocação de Luburú (2007), que entende que a dificuldade para realização das mesmas está além da justificativa de falta de material e equipamentos laboratoriais. Esse problema pode também ter relação com a ausência de preparo por parte dos docentes, ou mesmo desinteresse destes, uma vez que se sentem desvalorizados e a profissão é tida como marginalizada, fazendo com que não sintam vontade de inovar.

Por ser um conteúdo que necessita de uma prática experimental, para melhor compreensão, e que nem sempre se dispõe disso, o aluno precisa ser dotado de uma capacidade de abstração, capacidade essa que permite a elaboração da estrutura do conhecimento de química(TORRICELI, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com