TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Pesquisa do PP

Por:   •  18/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: 2021/1 - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA -  FOR_PED_CEBRADESP_2021_07248_1

ACADÊMICO: ADRIANA MARIA DO NASCIMENTO BATISTA     RM: 1158993                                                                     

DISCIPLINA: Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem

PROF: CLEVERSON CIRINO COELHO DA SILVA

Data: 15 de Outubro de 2021.

PRÁTICA PROFISSIONAL

   Estudo e pesquisa sobre: O Projeto Político Pedagógico da Escola, sua Organização e Funcionamento:

a) Conceituar Projeto Pedagógico da escola.

b) Analisar os princípios e finalidades do projeto pedagógico.

c) Apontar quais são os tipos de projetos que a escola pode fazer.

d) Observar qual o papel da gestão na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do PPP.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi proposto na década de 1980, por ter sido marcada por um movimento de democratização no Brasil e no exterior. Nessa época começou a se questionar o modelo de Estado intervencionista, no qual as decisões tomadas nas instituições eram centralizadas e verticalizadas. Se fez necessário batalhar pela defesa da escola pública para que fosse instituído uma gestão democrática que garantisse o direito de autonomia às escolas. É um instrumento que reflete a proposta educacional de cada instituição de ensino e deve ser suscitado e produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), necessitando ser implementado no decorrer do ano letivo, podendo ser flexibilizado e adequado de acordo com as necessidades e realidade de cada escola e da comunidade escolar, constituindo um documento imprescindível para as práticas pedagógicas.

O princípio dessa proposta, como já foi dito, era de dar autonomia às escolas públicas, para adequarem a partir da realidade local das mesmas, a alternativa de pesquisarem métodos e ações sociais, possibilitando criar na escola um espaço emancipatório, que atuaria na formação de cidadãos ativos e críticos na construção da sociedade, proporcionando assim, que a instituição escolar fosse um lugar de voz para elaboração da ideia de futuro, diante de todos os projetos e atividades educacionais que são utilizados nos processos de ensino e aprendizagem, de modo  a estabelecer quais são os objetivos da instituição e o que a escola fará para alcançá-los.

Na prática, o documento estabelece quais são os objetivos da instituição e o vai ser feito para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como: A proposta curricular; diretrizes sobre a formação dos professores e diretrizes para a gestão administrativa.

Devendo ficar claro o que será ensinado e qual será a metodologia adotada. A proposta pedagógica deve trazer, ainda, as diretrizes adotadas pela instituição para avaliação da aprendizagem, bem como do próprio método de ensino. Além disso, deve haver um plano para desenvolvimento e capacitação contínuos da equipe e se faz necessário que exista um suporte administrativo bem organizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com