TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Ensino em Gestão Educacional

Por:   •  12/11/2019  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Pratica de ensino em gestão educacional.

Ivânia Gomes Lacerda Silva.

Duas metas a ser analisadas do PNE são:

É de conhecimento de geral, o Brasil tem algumas metas para serem alcançadas em um decorrer de tempo de 2014 a 2024, tais metas que seria um avanço muito bom para a educação no nosso país. A educação de qualidade é um desejo de todos nós.

Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Ainda não foi cumprida com base nos resultados da prova nacional que avalia a proficiência dos alunos em escrita, leitura e matemática mostra que 50% dos alunos estão concentrados nos níveis 1 e 2 dos quatro possíveis na escala de proficiência. Os resultados observados para 2014 e 2016 ficaram próximos demonstrando certa estagnação no desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental pela ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). Tal meta que esta muito longe de ser alcançada que na realidade as crianças não estão sendo alfabetizadas no tempo certo e muitas das vezes concluindo o ensino médio sem alcançar todos os níveis de alfabetização.

Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica. Meta ainda não concluída, em 2017, o percentual de alunos das escolas públicas em tempo integral era de 17,4%. E o total de escolas que ofereciam tempo integral era de 28,6%, segundo o Censo da Educação Básica.

Houve queda no percentual de alunos e de escolas em tempo integral, em 2016, e afetou mais as redes municipais e o ensino fundamental.

A meta 6 demanda mais questões por precisar equiparar tanto em estrutura física como em estrutura educacional para que a meta seja alcançada. Em 2019 o estado de Minas gerais reduziu drasticamente as turmas do tempo integral com objetivo de conter os gastos e tentar retirar o estado da crise, a meu ver essa meta também esta muito longe de ser alcançada, já se passaram 5 anos e não houve avanços no processo.

Falta um projeto bem estruturado em comunhão com município, estado e governo federal, para que possa destinar verbas e reestruturar as escolas e das condições aos estados e municípios para que consiga manter um tempo integral de qualidade. A alfabetização nos 3 primeiros ciclos acho que deveria ser repensada por questões de maturidade das crianças que pode ser um fator principal para ate agora não ter alcançado.

META 1: EDUCAÇÃO INFANTIL

A meta é ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016 e 50% das crianças com até três anos matriculadas em creches nos próximos dez anos.

NÃO FOI CUMPRIDA - Sobre a pré-escola (crianças de 4 a 5 anos), a meta terminou em 2016 e não foi cumprida. Em 2016, 91,5% das crianças entre 4 e 5 anos foram atendidas. Para atingir a meta, cerce de 450 mil precisariam ter sido incluídas. Sobre as creches (crianças de 0 a 3 anos), a meta só vale para 2024, mas, em 2016, só 32% delas estavam atendidas. Para atender a meta, 1,9 milhão de crianças precisam ser incluídas até o prazo.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/plano-nacional-de-educacao-tem-uma-meta-alcancada-em-20-e-risco-de-estagnacao-e-descumprimento-diz-relatorio.ghtml

META 3: ENSINO MÉDIO

A meta é alcançar 100% do atendimento escolar para adolescentes entre 15 e 17 anos e elevar, até 2024, a taxa líquida de matrículas dessa faixa etária no ensino médio para 85%.

AINDA NÃO FOI CUMPRIDA - Com base em dados da Pnad Contínua, do IBGE, o relatório do Inep aponta que em 2017 a cobertura escolar em 2017 era de 91,3%, o que significa que 900 mil adolescentes estão fora da escola. A taxa líquida de matrículas nessa faixa etária era de 70% em 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (214.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com