TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Por:   •  19/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

Uma Produção Textual Interdisciplinar em Grupo nada mais é do que uma problemática hipotética cujo objetivo é levar o acadêmico a utilizar toda experiência adquirida durante as aulas na resolução de uma situação corriqueira da profissão. As experiências adquiridas através da PTIG levam o aluno a desenvolver senso crítico diante de uma situação, e a buscar meios e informações para a resolução do caso em questão. Algo fundamental para a vivência como profissional em educação.

Homologado em 2017, a Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo assegurar a promoção e incentivo a educação, através da informação de direitos e objetivos da aprendizagem e desenvolvimento do aluno no contexto educacional brasileiro. Essa Base trás em seus ternos 10 competências a serem desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, com intuito de garantir os direitos estabelecidos na Constituição de 1988. Baseada nessas competências, a Base Nacional Comum Curricular é responsável por influenciar as práticas pedagógicas, na medida em que todo o currículo pedagógico precisou ser repensado para se adequar as competências da mesma. Diante disso, surgiu a necessidade de analisar as transformações ocorridas na esfera educacional em decorrência da homologação da BNCC, particularmente no que diz respeito a sua relação com as tendências pedagógicas.

Dessa forma, a presente produção tem como objetivo articular as interfaces entre as competências da Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas. Com foco na relação entre a base nacional comum e as tendências pedagógicas, e apresentar propostas que caminham em direção ao desenvolvimento de cada uma das competências da BNCC.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1. Desafio 1 - Relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Na época de sua homologação, em 2017, o Brasil enfrentava uma discrepância entre os modelos de ensino, o que concedia ao conhecimento um local de privilégio e exclusividade. É nesse contexto que a BNCC é criada: ela surge como uma resposta ao cenário pedagógico, buscando garantir uma maior unificação e semelhança entre os conteúdos abordados nas escolas (BRASIL, 2018).

Em relação ao objetivo da implantação da Base Nacional Comum Curricular, o Ministério da Educação afirma que o papel da BNCC é ajudar na superação da fragmentação das políticas educacionais, através do fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo. Assim, para garantir o acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a BNCC é instrumento fundamental (BRASIL, 2018).

Através da BNCC elaborou-se 10 competências, definidas como a mobilização entre os elementos da seguinte tríade: conhecimento, habilidades biopsicossociais (práticas, cognitivas e socioemocionais) e valores (atitudes/questões éticas). Nesse sentido, ao tornar a aprendizagem voltada para essas competências, a BNCC construiu rumos para uma educação que estimulem ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa. Esse impacto foi ocasionado, principalmente, devido a necessidade de repensar o espaço e o currículo educacional. As novas competências estabelecidas pela BNCC possuem um caráter político, que tange a democracia e a políticas de seguridade social. Além disso, um currículo baseado na BNCC amplia as potencialidades do indivíduo, não focando na transmissão de conhecimento, mas no desenvolvimento de habilidades, tais como a pesquisa e o pensamento crítico (BRASIL, 2018).

As competências expostas na BNCC são ilustradas na Figura 1 abaixo:

Figura 1. Competências da Base Nacional Comum Curricular.

[pic 1]

Fonte: Google Imagens, 2021.

A primeira competência “Conhecimento” visa a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos no mundo físico, social, cultural e digital com finalidade de gerar entendimento e explicação da realidade. Propondo um continuo aprendizado e colaboração para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Essa competência está vinculada a um processo sócio crítico da educação e funciona como base para as outras 9 restantes, e afirma que os professores devem estar cientes que a transmissão de conhecimento não é um processo passivo para o aluno, afinal, essa aquisição de conhecimento é fundamental para sua formação humana (SANTOS, 2021; APOLINÁRIO; TARRAGÓ & FERST, 2021).

Trazendo essa visão para a análise da competência, nota-se a finalidade de se trabalhar as experiências de vida dos alunos, com o objetivo de, ao ocorrer o contraste entre sua realidade e os conteúdos abordados, desenvolver uma visão científica e crítica por parte da sociedade. Dessa forma, o aluno é orientado a participar ativamente da sociedade, na busca de lutar pela democratização dos conhecimentos. Com isso em mente, é possível rever as práticas pedagógicas que podem ser realizadas pelo professor para se conquistar essa visão crítica-social da educação. A primeira a ser mencionada é o local concedido ao professor e ao aluno. Conforme essa competência, os alunos devem ter um local central no processo ensino-aprendizagem, sendo o processo o responsável por ajudá-lo nesse processo (APOLINÁRIO; TARRAGÓ & FERST, 2021).

A competência do Pensamento científico, crítico e criativo visa exercitar a curiosidade intelectual e recorre à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Já o Repertório cultural valoriza as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. A Comunicação presa pela utilização de diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo (SAE DIGITAL, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com