TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino

Por:   •  14/5/2023  •  Dissertação  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

Cybeli Obadoski Dias

RGM

27614018

CURSO

Licenciatura em Pedagogia

POLO

Itapecerica da Serra

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA  Unidade 1

        Em 2019, o professor Luiz Gustavo Rufino, docente de educação física da Escola Municipal Odete Emídio de Souza, em Paulínia, desenvolveu um projeto pedagógico, relacionado a competência 8 da BNCC para seus alunos: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.

Durante pesquisa, foi percebido que os alunos não gostavam de sua aparência, alguns tinham vergonha do próprio corpo. O professor trabalhou em 3 etapas, sendo a primeira etapa relacionando o aluno ao seu corpo, na segunda etapa os diferentes tipos de corpos e na terceira e última etapa, a compreensão do seu próprio corpo.  O professor conseguiu harmonizar o contexto que o mesmo corpo que está em sala de aula está na quadra ou no pátio da escola, ressignificando valores e um clima harmônico.

        Percebe-se que o professor teve um olhar atento para um assunto que tem atingido inúmeros indivíduos e que pode gerar gatilhos e traumas e influenciar na convivência escolar e na sociedade.  Com isso, a valorização do eu e o respeito ao próximo, fortalece e empodere a mente do aluno logo no início da sua infância. Ao se trabalhar este assunto sobre corpo e aceitação dele, houve promoção de respeito ao outro, conforme sugestão da BNCC, pois além da aceitação do próprio corpo, percebeu-se que na escola não pode haver desrespeito mas aceitação e valorização do outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com