TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a lei 10.639, bem como acontece a articulação das determinações presentes na referida lei e com a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

A Lei 10.639 surge em 9 de janeiro de 2003 para modificar a lei 9394/96, que estipula as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo de ensino a obrigatoriedade o tema “ História e Cultura Afro-Brasileira. ”

Desde então o ensino da história e cultura afro-brasileira vem sendo trabalhada no currículo de ensino podemos destacar os anos iniciais do ensino fundamental. O que trouxe grandes conquistas e avanços em prol da cultura negra, porém percebe-se que ainda há muitos desafios e questionamentos a serem vencidos. O que exige um trabalho voltado para a ressignificação, valorização da diversidade e cultura negra no Brasil. Os professores exercem um papel fundamental na conscientização sobre o respeito aos seres humanos independente de raça ou cor e na minimização de preconceitos e discriminação racial.

Neste sentido, será exposto uma discussão sobre a lei 10.639/2003 e a importância de trabalhar a referida lei nos anos iniciais do ensino fundamental, nas diferentes áreas do conhecimento além de refletir acerca da importância do trabalho interdisciplinar para contemplar os pressupostos da lei e a contribuição da prática docente para minimizar o preconceito racial na sociedade.

Espera-se que trabalho sirva de norte para nós educadores no sentido de formar cidadãos capazes de tomar suas próprias decisões em relação a cultura percebendo seu valor para a sociedade brasileira.


  1. DESENVOLVIMENTO

Desde os tempos da descoberta do Brasil até a atualidade, os negros vivem em uma sociedade discriminadora. Chegaram como escravos e com muita luta foram conquistando seu espaço no meio social. Junto com eles vieram seus costumes, religiões, tradições e uma cultura totalmente diferente da existente no país.

Com o amadurecimento e avanço da sociedade a cultura afro-brasileira passou a ser admirada e defendida por muitos, como por exemplo as comidas, a religião e o samba.  Inicia-se o desenvolvimento de políticas públicas em forma de incentivo a aceitação da cultura negra.

Visto que o ser humano é um ser que necessita de formação continua, o contexto educacional é o espaço adequado para a formação de valores e princípios e capaz de contribuir para a construção pela do indivíduo, sendo ele capaz de criticar e tomar suas próprias decisões.

A educação é hoje considerada como um fator de mudanças: um dos principais instrumentos de intervenção na realidade social com vistas a garantir a evolução econômica e a evolução social e dar continuidade à mudança no sentido desejado. (BRANDÂO, 2005, p.84)

De acordo com Young (2007), a escola só conseguirá a aquisição de conhecimento através dos conteúdos e principalmente das práticas pedagógica e trabalhar de maneira que tenha significado para a vida dos alunos, o autor afirma ainda que

[...] se as escolas devem cumprir um papel importante em promover a igualdade social, elas precisam considerar seriamente a base de conhecimento do currículo, mesmo quando isso parecer ir contra as demandas dos alunos (e às vezes de seus pais). As escolas devem perguntar: “Este currículo é poderoso?”. Para crianças de lares desfavorecidos, a participação ativa na escola pode ser a única oportunidade de adquirirem conhecimento poderoso e serem capazes de caminhar, ao menos intelectualmente, para além de suas circunstâncias locais e particulares. Não há nenhuma utilidade para os alunos em se construir um currículo em torno da sua experiência, para que este currículo possa ser validado e, como resultado, deixá-los sempre na mesma condição. (YOUNG, 2007, p. 1297)

A Lei 9394/96, estipula as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 25, parágrafo 4º diz que "o ensino da história e do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africanas e europeias".  Em mudança da referida lei, surge no ano de 2003 a lei 10639, a qual afirma ser obrigatório a inserção nos currículos de ensino o tema “ História e Cultura Afro-Brasileira. ”

Com a implementação da Lei 10639/03, vários educadores iniciaram uma reflexão significativa a respeito do ensino da história e das propostas contidas nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, exigindo assim mudanças nas práticas pedagógicas dentro da sala de aula, com novas dinâmicas e estratégias de ensino. Tendo como objetivo a implementação da lei, no ano de 2004 os PCNs da Educação das Relações Étnicas e Raciais sugere diversas ações pedagógicas, o que dividiu a opinião dos educadores. Alguns não consideravam necessárias essas ações pedagógicas, por estarem inseridas no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por outro lado, muitos acreditavam ser um avanço significativo no setor da educação, além de ser relevante na formação plena do indivíduo.

Esse novo contexto exige dos professores o conhecimento e a formação própria afim de prepará-los para implementar seu planejamento e garantir que os objetivos propostos sejam alcançados. O que implica no enfretamento e a mudança de opinião a respeito do mito da democracia racial, além de tratar de forma apropriada as questões raciais que permeiam o ambiente escolar. Vale ressaltar que a Resolução nº 1 de 17/06/2004 CNE/CP em seu Art. 2º estabelece que:

§ 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. (BRASIL, 2005, p.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com