TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  44.884 Palavras (180 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 180

Três Psicologias: Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem

Félix Díaz[a][b]

NOTA: O TEXTO QUE SEGUE CORRESPONDE AO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO (NO PRELO DA EDITORA APPRIS-JANEIRO/2021) COM IGUAL TÍTULO, POR TANTO, NÃO REVISADO DEFINITIVAMENTE, NÃO CONSTITUÍNDO A VERSÃO FINAL DA OBRA, O QUE NÃO EXIME O DIREITO DO AUTOR A SER CITADO EM QUALQUER REFERÉNCIA AO MESMO.

CAPÍTULO I

PSICOLOGIA GERAL

APRESENTAÇÃO

Quando, em termos de interesse profissional, perguntam-me qual é “minha praia” – entendendo por essa frase aquilo que mais gosto, em que melhor me sinto, que me dá mais vontade, que me reporta mais satisfação – como resposta, costumo dizer que, nesse sentido, sou polígamo, pois é como se tivesse uma mulher oficial, a Psicologia, e duas amantes, a educação especial e a Neuropsicologia. E olha que a fidelidade às três é grande!

Essas três áreas têm tido, no meu desenvolvimento, uma grande repercussão. Pois, na minha práxis, têm se integrado para completar-se entre si, fornecendo-me uma significativa experiência de minha visão científica pelos recursos que me ofereceram na sua inter-relação.

Nessa oportunidade científica literária, presto homenagem à Psicologia, sem deixar de reconhecer – cognitiva e afetivamente – as outras especialidades que tanto desfrute me causam, na sala de aula ou fora dela, em eventos, pesquisas, discussões e conversas.

Em 1997, participei como professor e coordenador cubano de um mestrado conveniado entre o CELAEE, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Estadual de Ceará (Uece). Finalizando o curso, fui convidado pela Uefs para ser professor visitante da instituição – convite que aceitei e que permitiu que me radicasse no Brasil a partir do ano 2001, atuando no seu Departamento de Educação, ministrando as disciplinas de Psicologia. Até que, no ano 2007, por concurso público, passei a trabalhar como professor na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Bahia (Ufba), onde sigo lotado como docente-pesquisador.

Assim, meu percurso profissional tem se mantido durante quase 50 anos ininterruptamente, tanto na docência superior, de graduação e pós-graduação, como no exercício clínico em equipes multidisciplinares, primeiro em Cuba e depois no Brasil, além de outros países em que, temporariamente, por convênios institucionais, desenvolvi diversas ações cientificas e docentes em especializações, mestrados e doutorados, participando de numerosos eventos científicos.

Na Faced, ministro aulas nas áreas de Psicologia, Educação Especial e Neuropsicologia, com uma maior frequência na disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação, para a qual elaborei três módulos impressos dirigidos a meus alunos como apoio às aulas, os quais me tem servido de base para, a partir deles, escrever, com maior amplitude e profundidade, o livro que tenho o prazer de colocar à disposição dos leitores.

Assim, pelo conteúdo que aqui se oferece, além de interessar ao público em geral, independentemente de conhecer as questões psicológicas, trata-se de um conteúdo voltado aos meus alunos e outros discentes que cursem a disciplina, ainda que em outras universidades.

Nesse contexto, dada a importância da Psicologia no âmbito universitário, aproveito a oportunidade, para chamar a atenção sobre o que considero um problema curricular atual. De maneira específica, no plano acadêmico, pela minha extensa vivência na área psicológica no ambiente pedagógico, em Cuba e Brasil, ratifico uma vez mais a importância que tem essa ciência para aquele que se forma como pedagogo, como professor, que, pelo seu caráter de mediador de conhecimentos e educador de valores, tem que estar suficientemente preparado, pedagogicamente e psicologicamente, bem como em outras áreas que formam parte da cultura pedagógica e que significativamente completam sua formação.

Assim, a par de que o estudante de pedagogia, em particular, tem que “saber ensinar” a partir de conhecimentos e habilidades assegurados por uma didática consequente e comprometida, também tem que conhecer os recursos psicológicos que tem os alunos, nas suas diferentes faixas etárias, para aprender.

Sendo assim, e quiçá como uma compulsão profissional, em todo o sentido da palavra, motivei-me a plasmar nestas páginas o resultado de parte de minha experiência como psicólogo, professor e pessoa, desenvolvendo três capítulos intimamente relacionados e em interação: Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem.

Coloco esses conteúdos à disposição dos leitores, principalmente aqueles em plena formação e, também, aos mais avezados e especializados, para lembrar questões que, embora elementares, às vezes se olvidam. Faço isso empenhando-me no esforço que parte de uma noção definidora-conceitual, descrevendo os componentes existenciais e fenomênicos como processos dinâmicos e dialéticos, acompanhando-os de colocações autorais importantes, incluídas minhas ideias, postas de uma forma crítica, positiva ou negativa, que serão avaliadas pelo leitor, ao qual dirijo minha escrita como provocação para refletir mais que para aceitar.

Quero confessar uma grande dificuldade que tive ao escrever este livro: por ser o objetivo abordar o conteúdo das “três psicologias” ministrado nas minhas aulas, a extensão dos assuntos estava bem definida, embora a cada assunto abordado surgisse o que a Bozhovich nomeou como “novas necessidades”. Assim, desempenhei uma luta racional com minha vontade para não deixar-me levar pelo interesse de aprofundar e ampliar nos diferentes assuntos que eram progressivamente abordados na minha escrita a partir de notas passadas e presentes, de minha memória profissional e de uma farta bibliografia, própria e emprestada, o que constituiria um esforço interminável em abarcar tantos assuntos (que facilmente poderiam derivar vários livros) e que o leitor poderá encontrar em obras específicas de plausível acesso.

Esse “sentimento de culpa” me instou a oferecer dados de busca (de assuntos, de autores, da literatura) que podem facilitar ao leitor interessado neles a procurar tais dados, para ampliar e aprofundar essas informações nas fontes indicadas.

Assim, estão prontos? Então comecemos nossa conversa.

Félix Díaz


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO GERAL

POR QUE TRÊS PSICOLOGIAS?

VISÕES FILOSÓFICAS-PSICOLÓGICAS

ESCOLAS PSICOLÓGICAS

TRÊS LEIS DIALÉTICAS NA PSICOLOGIA

A “NOVA PSICOLOGIA” DE VYGOTSKY

CAPÍTULO 1 – PSICOLOGIA GERAL

1. CONCEITO DE PSICOLOGIA GERAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (305 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 179 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com