TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogo Nas Escolas De Educação Infantil

Por:   •  21/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 9

PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

A pesquisa apresentada visa o envolvimento do leitor para com necessidade de compreender a importância de um psicopedagogo no âmbito escolar. Para que esse fato seja possível, realizou-se um estudo acerca de material bibliográfico bem como a participação da rotina do profissional de forma. Diante dos principais pontos abordado, ficou em evidencia a valorização que se dá a este profissional pelos demais profissionais da educação. Ainda assim, é importante que se busque ações planejadas como forma de prevenção, bem como incluir a participação deste profissional de forma mais efetiva nas instituição tendo como maiores beneficiados os discentes.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogo. Escola. Discente. Prevenção.

1 INTRODUÇÃO

A escola, na maioria das vezes, é o primeiro espaço no qual as crianças e adolescentes saem do convívio familiar e passam a fazer parte de outros grupos com percepções e vivências diferentes. Ao longo de todo o caminho escolar, participarão direta ou indiretamente do aprender. Em alguns casos, essa ação não acontece da maneira esperada pela escola ou pela família, sendo necessário investigar quais fatores estão interferindo.

Teremos como base para o desenvolvimento desse trabalho a seguinte pergunta: Qual a importância do psicopedagogo nas escolas de educação infantil?

Buscando resposta para o questionamento a seguir fez-se um breve histórico sobre o surgimento da Psicopedagogia e apresentaremos a atuação de um profissional dessa área numa instituição escolar. Discutiremos também a importância dessa ciência para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

O artigo tem como objetivo desvendar o processo de aprendizagem e apresentar os desafios que podem ser enfrentados por parte da equipe escolar e como o psicopedagogo pode auxiliar para a funcionalidade do processo de desenvolvimento dos alunos respeitando cada vez mais suas individualidades.

Como metodologia, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo a partir de materiais propostos durante o curso como instrumentos de pesquisa.

2 A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 

No Brasil, as lutas em torno da Constituição de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as discussões em torno da atuação do Ministério da Educação nos anos de 1990 são partem-se de uma história coletiva de intelectuais, militantes e movimentos sociais. (KRAMER, 2006)

No Brasil, a educação infantil, é definida como a que atende crianças de 0 a 05 anos.  Sendo que na primeira fase de desenvolvimento, sendo esta dos 0 ao 03 anos, as crianças são atendidas nas creches. Posteriormente até os 06 anos está frequentam as pré-escolas.  Na primeira fase de desenvolvimento, compreendida entre os zero e os três anos, as crianças são atendidas nas creches.

Esta organização foi reestruturada para que fosse possível substituir o conceito das creches, mudando está de assistencialismo para uma instituição de ensino, por isso é importante ressaltar que o ambiente escolar tem por obrigação fornece um espaço seja dinâmico, vivo, agradável, explorável, transformador e acessível para todos. (Ibidem, 2013)

PIAGET (1973) fala do desenvolvimento como a busca do equilíbrio superior, como processo do qual nascem novas estruturas de pensamento, novas formas de conhecimento, entretanto mantem-se as funções do desenvolvimento. O autor Piaget (1999), em outro momento, fala que o desenvolvimento psíquico do ser humano tem início com o nascimento e, na fase adulta, se estabiliza. Podendo ser compreendido através do crescimento orgânico da criança, que se encontra em evolução chegando a atingir o nível estável na sua fase adulta.

Parando para pensar sobre a infância entende-se o seu caráter de edificação histórica, nas relações sociais formadas. É errôneo dizer que há um conceito único de infância e de criança, como se tivessem um manual a ser seguido, uma vez que, as diferentes culturas em épocas distintas influenciaram diretamente na construção deste conceito

A ideia de infância, como se pode concluir não existiu sempre, e nem da mesma maneira. Ao contrário, ela aparece com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que mudam a inserção e o papel social da criança na comunidade. Se, na sociedade feudal, a criança exercia um papel produtivo direto (“de adulto”) assim que ultrapassava o período de alta mortalidade infantil, na sociedade burguesa ela passa a ser alguém que precisa ser cuidada, escolarizada e preparada para uma atuação futura. (KRAMER, 1992:19)

Conceitua-se a psicopedagogia surgiu como a necessidade de um maior entendimento do processo de aprendizagem, através de uma avaliação interdisciplinar, uma vez que possui seu próprio objeto. Sendo que esta, tem como base da sua função, a aprendizagem humana, pois acredita-se que o aprendizado nos dias de hoje é mais complexo do que simplesmente lecionar, vai ao extremo de entender as condições apropriadas que o indivíduo precisa para desfrutar do aprendizado.

Segundo Bossa (2007), Francis Bacon apresenta uma possível técnica que levasse ao encontro de um conhecimento certo e seguro, mas foi necessário a estabilização e avanço do capitalismo, no século XIX. Neste período coloca-se a necessidade de que as desigualdades sociais causadas pelo capitalismo fossem esclarecidas através de teorias que consequentemente possibilita-se a apresentação de ações a combater essa situação descobrindo o porquê do rendimento desigual entre os alunos.

Importante entender que o ambiente externo também influencia bastante na educação da criança na educação infantil, uma vez que sua vivencia fora do âmbito escolar vai determinar valores e princípios aos quais ela estará ligado. Fundamental ainda lembrar que com o avanço da tecnologia a educação toma outra linha de atuação, sendo que pode utilizar deste meios tecnológicos como ferramentas para trazer o conhecimento de forma lúdica e efetiva. Contudo estes contextos só funcionam quando executado a partir do planejamento de um profissional que carrega consigo a importante função de identificar qual o público a ser atendido e ai então apresentar um plano de ação voltado as individualidade porem atendendo o grupo escolar em comum. Podendo assim acreditar que num passado não muito distante, todo conhecimento sistematizado construído no decorrer da história poderia ser encontrado nos livros, e este era o mais importante instrumento utilizado para a transmissão e aquisição de conhecimento. As escolas, tinham suas biblioteca era um lugar diariamente utilizado pelos alunos não só no período de aula, mas muitas vezes, também em contra turno para buscar informações desconhecidas para si e fazer pesquisas. Entretanto o mundo em uma velocidade muito grande começou a mudar constantemente e investir em tecnologias as quais agilizaram a obtenção de conhecimento da sociedade, uma vez que não se era necessário mais vencer as barreiras tempo e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (198.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com