TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA E EFICIÊNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

A RELEVÂNCIA E EFICIÊNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Swhellen Switchi (nome fictício)

RESUMO:

Palavras-chave: Ludicidade. Brincadeiras. Aprendizado. Educação.

INTRODUÇÃO

O tema escolhido para pesquisa é: “a relevância e eficiência da ludicidade na educação infantil”, tendo como base sua relevância para o processo de formação do pedagogo infantil, pois fará parte da sua vida profissional. A questão-problema que norteará as pesquisas é: Qual a importância da ludicidade na educação infantil?

A pesquisa se dará mediante exploração bibliográfica de autores renomados na temática proposta e em artigos científicos, por meio da análise seletiva, para fundamentar o conteúdo abordado.

Os autores pesquisados serão: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Tizuko Morchida Kishimoto entre outros.

O trabalho visa demonstrar que o ensino por meio de brincadeiras em salas de aula (método lúdico) é amplamente usado em todo o mundo. De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.

As atividades lúdicas têm uma importância prática maior que sua função de ensinar conteúdos por meio de brincadeiras. Elas possibilitam trabalhar conceitos sociais, civis e interpessoais importantes para os alunos ainda na primeira infância. Piaget (1978), diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa.

São trabalhados, por exemplo, os conceitos de cooperação, afetividade, resolução de problemas, autoconfiança, capacidade de abstração, disciplina, atenção às regras, responsabilidade e comprometimento. Enfim, a ludicidade, praticada ao aluno, tem importância além do desenvolvimento psicomotor e do aprendizado. Ela o ajuda a ter um desenvolvimento mais integral como pessoa e cidadão. Kishimoto (2000) defende que a brincadeira e o jogo interferem diretamente no desenvolvimento da imaginação, da representação simbólica, da cognição, dos sentimentos, do prazer, das relações, da convivência, da criatividade, do movimento e da autoimagem dos indivíduos. Kishimoto (1999, p. 110) afirma, também, que: “[...] é brincando que a criança aprende a socializar-se com as outras, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade.”

Diante disso, o trabalho prático com a ludicidade na educação infantil traz diversos benefícios, tanto para alunos quanto para educadores. A ludicidade ajuda a promover o completo desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor e psicomotricidade da criança que está envolvida em atividades lúdicas; estimula e ajuda a desenvolver a criatividade, imaginação, fantasia e capacidade de desenvolver soluções criativas para problemas; proporciona um caminho de desenvolvimento de habilidades e aprendizado condizente com a realidade lúdica das crianças na primeira infância; permite que tanto professor quanto aluno explorem, ao máximo, as habilidades da criança e as desenvolva; contribui para o desenvolvimento de competências interativas; promove a sociabilização entre crianças, facilitando o senso de cooperação; promove a espontaneidade das crianças que se envolvem nas atividades lúdicas; promove senso de responsabilidade, respeito a regras e limites. Como afirma Kishimoto; Santos (1997), é brincando que a criança experimenta e confere suas habilidades. Além disso, estimula sua curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento no seu pensamento, na sua linguagem e na atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com