TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELIGIÃO E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Por:   •  25/1/2016  •  Ensaio  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

A religião e a construção social

Podemos observar que as manifestações religiosas se resultam pela diversidade de fatos sociais, crenças, misturas e também pela influencia dos povos de vários lugares, esses valores são transmitidos pela sociedade e conduzem dessa forma nossos gostos e julgamentos. Quando tratamos sobre religião, estamos falando de valores, crenças, tradições. Religião não é ciência, mas esta também procuram explicações para as questões humanas, utilizando métodos diferentes da ciência. Baseando se na crença, não apenas em um Deus, pois há também religiões politeístas. Além disso, baseia se também na cosmologia, que é o conjunto de símbolos, ou seja, imagens, representações e interpretações para compreender como o mundo se organiza.  

A cada crença uma forma de se manifestar. O pensamento religioso ligado à capacidade de simbolização, e inteligência humana nos faz buscar por alternativas da nossa fragilidade física e emocional à frente das submissões que a vida expõe. No Catolicismo as pessoas reverenciam a Virgem Maria e os Santos, já o Budismo é pregado por Buda, surgiu na Índia, o Espiritismo acredita em vida após a morte na reencarnação sucessiva, o Islamismo seguem os ensinamentos de Maomé e creem em Alá, e dentre outros religiões que seguem suas tradições e crenças. As religiões afro-brasileiras também se destacam com a chagada dos escravos no Brasil muitos foram convertidos ao catolicismo, mas ainda conservava a sua religião, como por exemplo, o Candomblé. O encontro de brasileiros, índios e africanos fez também surgir novas crenças. A religião se organiza a partir de seu pensamento, diante das simbolizações, aquilo que eles consideram sagrado, e executam por formas de rituais, seguindo uma sequencia de comportamentos mágicos, onde os indivíduos acreditam alterar a realidade. O sincretismo também é comum nas praticas religiosas, rituais e crenças serem introduzidas em novos rituais.

Em algumas das manifestações religiosas acontecem dentro de locais sagrados, vamos citar dentre esses locais o novo Templo de Salomão construído em São Paulo/SP pela Igreja Universal do Reino de Deus, igreja que na qual formada por divisões de ramos cristãs e que se soltou da igreja católica. Esta obra é uma replica do templo construído no ano de 586 a.C em Jerusalém e destruído pelos babilônios, anos mais tarde foi reerguido e novamente destruído. A entrada no Templo de Salomão construído em São Paulo/SP não é permitida somente para os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, mas sim para todos independente de sua crença.

A educação é de fundamental importância na formação do homem, seja no campo social, familiar e religioso. Vivemos em um mundo onde a religião desempenha o papel na civilização, ela é de grande influencia na vida do ser humano tanto social quanto cultural ao longo da historia, sendo essencial na formação da personalidade do homem orientando o seu comportamento. A religião é o primeiro sentido da comunidade, ao nascer o homem já cercado pela sociedade, cresce em meios aos costumes, crenças e práticas realizadas por estas. Na escola os ensinamentos devem ser baseados no respeito, valorizando a diversidade cultural e religiosa sem discriminação. O pensamento religioso faz parte da humanidade, buscando a necessidade de dar sentido à vida, construindo valores em sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com