TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre Escola E Sociedade

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: o papel da escola na sociedade

Ana Maria da Cruz dos Santos1

Maikele costa da Silva1

Raimundo Rodrigues de Sousa1

Raquel Alves Lopes1

Tatiana dos Santos Pires1

Marta Fernanda Rodrigues Penha2

  1. INTRODUÇÃO

          É consenso entre especialistas pesquisadores e professores a necessidade de uma estreita e sólida relação entre escola e família na sociedade afim de que o aluno alcance o desenvolvimento adequado de suas capacidades e potencialidades físicas cognitivas e afetivas por meio da aprendizagem dos conteúdos aplicados. Este trabalho busca discutir o papel da escola e da família na educação dos filhos auxiliando na construção dos valores individuais e coletivos.

          A partir de leituras bibliográficas sobre a temática, será possível explorar as especificidades do ambiente escolar, a importância da família, bem como sua definição atual e sua relação com o meio que estão inseridas, e ao mesmo tempo perceber os desafios que ambas as instituições enfrentam. Se por um lado a família delega à escola uma obrigação que é dela, esta por sua vez alega excesso de trabalho e “está muito ocupada em suas atividades técnicas”.

Neste sentido a pesquisa busca compreender os encontros e desencontros dessa relação que deve e pode ser explorada no campo teórico e prático da docência. Estas reflexões devem contribuir para a pedagogia profissional com mais conhecimento sobre a família, escola e sociedade com seus respectivos papéis educacionais, que embora se entenda como uma relação imprescindível para o convívio social contemporâneo, não é praticado eficazmente em muitas escolas e famílias Brasileiras.

1 Acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (Código da Turma)  - Prática Introdução à Pesquisa – dd/mm/aa

2 Tutor externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (Código da Turma

– Prática Introdução à Pesquisa – dd/mm/aa

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na sociedade contemporânea a escola representa uma das instituições mais importantes uma vez que a maioria das pessoas passam em média quinze anos de suas vidas frequentando esse espaço formal, contudo, convém relembrar que a história da educação acompanha todos os estágios da evolução humana, desde a forma de educação mais informal, até o modelo de educação ministrada na escola, tal qual como se conhece. Neste sentido a escola passou a ser decisiva na construção da realidade de um processo contínuo de interação e transformação orientado pela experiência e transmitido através do conhecimento.

O interesse pelo estudo, surge após a constatação na prática docente, a vivencia no ambiente escolar permite perceber as inquietações as dificuldades e os avanços encontrados neste espaço, fica cada vez mais necessário ampliar a discussão para além dos muros das instituições formais, a percepção de como está ocorrendo o processo de construção de aprendizagem, principalmente quanto ao processo de desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. A reunião das abordagens a seguir, mostram que tanto a escola quanto a família devem protagonizar o progresso social pelas vias da educação, mas essa também deve ser tarefa incansável de todos os demais atores socias como indivíduos pertencentes a um todo. De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a escola enquanto constituição da cidadania [...] Deve garantir o acesso aos saberes elaborados, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania democrática e atuação. [...] Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto, está em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico. Isso requer que escoa seja um espaço de formação e informação (BRASIL, p,33).

Neste sentido a escola é um ambiente de aprendizagem organizada em um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental organizado e orientado no processo de ensino. Segundo BARROS (1998), os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito nas suas relações com ambiente físico e social. A necessidade de se estudar a relação família e escola é reafirmada quando o professor dedica por considerar o aluno sem perder de vista a globalidade da pessoa, ou seja, compreendendo que quando se ingressa no sistema escolar, não se deixa de ser filho, irmão, amigo etc. Gokhale (1980, p.80) acrescenta que a família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. A educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, é e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas

A constatação do desentrosamento entre família e escola converge para uma questão central para este campo de estudo. Esta reflexão só interessa os educadores formais? Os pais também podem ser considerados “professores”? Para Pacheco (2012), “a profissão do educador é um desafio constante de reelaboração pessoal e profissional, já que um professor não deveria ensinar aquilo que diz, mas sim transmitir aquilo que ele é”. Se a resposta for positiva para a atuação da família no processo educativo moral emocional e social, e a escola cumprir sua função e estimulo cognitivo entre outras tarefas, fica clarividente a insubstituível parceria e nas duas principais instituições da sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com